Secretaria de Saúde promove palestra para dentistas da Rede Básica

Secretaria de Saúde

18 de outubro de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu nesta quarta-feira (17/10) a palestra “Simple: Uma abordagem simples em resinas compostas e dentes posteriores”, proferida pelo especialista Adriano Sapata, para todos os odontologistas da Rede Básica. O evento é uma comemoração antecipada ao Dia do Dentista, celebrado em 25 de outubro.

No curso de atualização, ministrado por meio de parceria com empresa da área de Odontologia, os profissionais puderam conhecer detalhes sobre a utilização de técnicas adesivas e materiais como a resina composta, com informações sobre suas propriedades, seleção do material, seleção correta da cor e opacidades, correta manipulação e planejamento. “Mais importante do que a qualidade do material é o capricho e a dedicação do profissional”, comentou o palestrante

A palestra foi ministrada em duas turmas, manhã e tarde, possibilitando a participação do maior número possível de dentistas. “A Odontologia da Rede Municipal conta com 82 cirurgiões dentistas que atuam nas unidades básicas, unidades do Programa Saúde da Família, Unica e plantonistas dos finais de semana”, informa a coordenadora de Saúde Bucal, Viviane Armindo.

Atualmente, são 34 consultórios odontológicos em funcionamento e distribuídos em 20 unidades básicas, 9 unidades do Programa Saúde da Família, Emesp, Pró-Mulher (Semiologia e Radiologia), UAPS II, Programa Vale um Sorriso, Unica de Jundiapeba (cirurgias) e Pronto Atendimentos 24 horas de Jundiapeba e Jardim Universo (plantões).

O mais recente investimento da Administração Municipal foi a implantação do serviço de diagnóstico por imagem na Odontologia. O novo serviço tem como objetivo ampliar os meios diagnósticos de enfermidades bucais, como cáries e doença periodontal, para indicação e planejamento do melhor tipo de tratamento. Até o ano passado, o serviço de radiologia era ofertado por meio de parcerias com a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e Universidade de Braz Cubas (UBC).

Os principais benefícios são identificar presença ou ausência de doença ou agravo; fornecer informações da natureza e extensão da doença; e possibilitar a formação de diagnósticos diferenciados. O encaminhamento é feito por indicação do profissional e com agendamento pela Coordenação de Odontologia da Secretaria de Saúde, sem necessidade de ligação ou marcação pessoalmente.