Secretaria de Transportes implanta faixa preferencial de ônibus na rua Ipiranga

Secretaria de Mobilidade Urbana

09 de agosto de 2018

A Secretaria Municipal de Transportes iniciou nesta quinta-feira (09/08) a implantação de uma faixa preferencial para a circulação de ônibus na rua Ipiranga. A medida faz parte de ações para a melhoria da mobilidade urbana e da circulação do transporte coletivo na vida. A via é um dos principais corredores para a chegada à região central de ônibus vindos de distritos populosos como Braz Cubas e Jundiapeba.

A faixa preferencial está sendo implantada no trecho entre o encontro da rua Ipiranga com a avenida Fernando Costa até as proximidades da rua Lara.

Este é a segunda faixa preferencial para ônibus implantada pela administração municipal neste ano. Em julho, a sinalização foi feita na avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco e no quarteirão da rua José Bonifácio entre as ruas Coronel Moreira da Glória e Doutor Deodato Wertheimer.

“O comportamento dos motoristas nos trechos em que existem faixas preferenciais está sendo monitorado e o respeito vem sendo positivo, o que beneficia também os passageiros do transporte coletivo. Com esta situação sendo mantida, não será necessária a implantação de faixa exclusiva”, explicou o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida.

O secretário lembrou ainda que não estão previstos problemas para a fluidez do trânsito com a nova faixa. “Na prática, a maioria dos motoristas já respeita a faixa da direita da rua Ipiranga como espaço para o transporte coletivo. Então, da mesma forma como já acontece na Voluntário Fernando Pinheiro Franco, não deveremos ter problemas para o trânsito”, disse.

A Secretaria Municipal de Transportes permanece estudando outros locais que poderão receber melhorias para facilitar a circulação do transporte coletivo. (Luiz Maritan)