Secretário de Segurança apresenta a Ronda Escolar para gestores da rede municipal de ensino

Secretaria de Segurança

24 de abril de 2017

O secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales, apresentou aos diretores de escolas municipais e creches municipais como será o funcionamento da Ronda Escolar, novo serviço criado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes para ampliar a segurança nas regiões próximas às escolas municipais. A explicação foi dada durante reunião realizada na manhã desta segunda-feira (24/04) no Auditório do Cemforpe, no Mogilar,

A previsão é de que os serviços da Ronda Escolar sejam feitos a partir da próxima semana. A iniciativa atenderá todas as escolas municipais, no apoio aos docentes, auxilio em travessias e na mediação de conflitos.

“A Prefeitura adquiriu recentemente seis novas viaturas e destas duas serão destacadas exclusivamente para a Ronda Escolar. Selecionamos os guardas que atuarão na Ronda Escolar dentro de um perfil específico para atuar junto a este público”, explicou Sales.

O novo grupamento contará com duas novas viaturas e quatro guardas municipais, com formação específica para atender alunos, professores e a comunidade escolar. Os guardas participaram de um curso técnico junto à Polícia Militar referente à Ronda Escolar. O comando do novo grupamento será da guarda municipal, Thais Nascimento.

O atendimento será feito de segunda a sexta-feira durante o período de aulas e deve começar na próxima semana. “Os dois veículos estão em fase de licenciamento e o trâmite deve ser concluído na próxima semana. Nossa maior preocupação será na saída dos períodos”, disse o secretário.

As escolas receberão um guia com orientações sobre as atribuições e competências da Guarda Municipal. O material traz os procedimentos operacionais que podem ser feitos pelos guardas municipais.

Em parceria com a Secretaria de Educação, as escolas foram divididas em três níveis de prioridade: I (verde) unidades sem ocorrências, II (amarelo) com ocorrências sazonais e III (vermelho), unidades que constantemente têm problemas com a parte discente, docente e entorno. Em caso de necessidade, as escolas também poderão entrar em contato com a Guarda Municipal pelo telefone 153.

O trabalho conjunto entre a Guarda Municipal e as escolas foi destacado pelas secretarias de Educação e Segurança. “Trabalhamos de forma integrada com todas as secretarias. A criação da Ronda Escolar é uma ação importante para a segurança de nossas escolas com profissionais preparados para realizar esta função. Contamos com o apoio de todos os gestores para contribuir com as ações da Guarda Municipal”, disse a secretária municipal de Educação, Juliana Guedes. (Kelli Correa Brito)