Semae retoma abastecimento na Vila Moraes após paralisação por furto de equipamento

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

27 de junho de 2017

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) restabeleceu, no início da noite de segunda-feira (26/06), o abastecimento para cerca de 1.500 moradores da Vila Moraes, que ficaram sem água desde a madrugada devido ao furto de um equipamento elétrico no sistema que faz o bombeamento para o bairro.

Este foi o terceiro caso de furto a uma estrutura da autarquia em 2017: em março, houve uma ocorrência na Estação Elevatória de Água Passaredo (Jardim Maricá), e em maio, na Estação Elevatória de Esgoto Nova Mogi (Caputera). Além do prejuízo operacional, esses crimes provocam impacto financeiro aproximadamente R$ 20 mil. Somados às 15 ocorrências do ano passado, o valor ultrapassa R$ 220 mil.

O Semae está reforçando a segurança das unidades com adequações civis e uso de alarmes e monitoramento. A autarquia pediu intensificação de rondas da Guarda Municipal e dialoga com outras companhias de saneamento (que passam pelo mesmo problema) para troca de informações sobre métodos e sistemas de segurança.

O furto de equipamentos compromete o abastecimento de água e a coleta e tratamento de esgoto em diversos bairros de Mogi das Cruzes. O Semae também pede o apoio dos moradores vizinhos às unidades para que denunciem à polícia caso percebam alguma situação suspeita. (Julio Nogueira)