Semana de Mobilização contra o Aedes aegypti termina com vistoria em escola

15 de fevereiro de 2019

Para finalizar as ações da Semana Estadual de Mobilização Social contra o Aedes aegypti, o secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra, esteve na Escola Municipal Professor Jair Rocha Batalha, em Braz Cubas, para acompanhar uma vistoria do Núcleo de Prevenção e Controle das Arboviroses. A escola mantém uma rotina de cuidados para evitar a proliferação do mosquito e recebeu um selo de conformidade.

A manutenção do espaço é observada semanalmente pelos brigadistas, grupo instituído pelo próprio equipamento em cumprimento à normativa de 2017. “O selo é entregue apenas às unidades que implantam ações rotineiras de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika, como observamos nessa escola”, explica o secretário.

O treinamento de brigadistas faz parte das ações de rotina e uma nova capacitação foi realizada na segunda-feira (11/02), no auditório da Câmara Municipal, evento que marcou o início da Semana Estadual de Mobilização Social contra o Aedes aegypti, com objetivo de envolver toda a sociedade para a necessidade de eliminação de focos do mosquito.

A diretora da Escola Municipal Professor Jair Rocha Batalha, Vanessa Aguilar, explicou que as ações de cidadania são trabalhadas junto aos alunos e comunidade escolar. “Além da vigilância permanente dos espaços que possam servir de criadouro para o mosquito, nós também trabalhamos o tema com nossos alunos, divulgando a importância da prevenção”, comentou a diretora, que mantém um painel com cartazes sobre cuidados e doenças.

Além das vistorias, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu outras ações, entre elas, a conclusão da Avaliação de Densidade Larvária (ADL) “Embora Mogi das Cruzes tenha registrado queda no número de casos, a infestação de mosquitos em diferentes partes da cidade é uma realidade e, por esse motivo, não podemos descuidar”, explica a coordenadora do Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses, Débora Murakami.

A dengue é uma doença aguda febril que pode ser causada por quatro tipos de vírus e é transmitida pela picada do Aedes Aegypti, mosquito que também pode transmitir outras doenças como chikungunya e zika. Outro importante alerta é para a necessidade de prevenção à febre amarela, com a vacinação de todos os mogianos que ainda não foram imunizados. Até o final de fevereiro, a Secretaria de Saúde oferece a vacinação contra febre amarela no período noturno, em dias e horários alternados, para facilitar o acesso e garantir a imunização antecedendo o feriado de Carnaval.