Semana de Mobilização contra o Aedes aegypti termina com vistoria em escola

15 de fevereiro de 2019
Secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra, em vistoria realizada pelo Núcleo de Controle das Arboviroses na Escola Municipal Professor Jair Batalha (foto: Ney Sarmento)

Para finalizar as ações da Semana Estadual de Mobilização Social contra o Aedes aegypti, o secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra, esteve na Escola Municipal Professor Jair Rocha Batalha, em Braz Cubas, para acompanhar uma vistoria do Núcleo de Prevenção e Controle das Arboviroses. A escola mantém uma rotina de cuidados para evitar a proliferação do mosquito e recebeu um selo de conformidade.

A manutenção do espaço é observada semanalmente pelos brigadistas, grupo instituído pelo próprio equipamento em cumprimento à normativa de 2017. “O selo é entregue apenas às unidades que implantam ações rotineiras de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika, como observamos nessa escola”, explica o secretário.

O treinamento de brigadistas faz parte das ações de rotina e uma nova capacitação foi realizada na segunda-feira (11/02), no auditório da Câmara Municipal, evento que marcou o início da Semana Estadual de Mobilização Social contra o Aedes aegypti, com objetivo de envolver toda a sociedade para a necessidade de eliminação de focos do mosquito.

A diretora da Escola Municipal Professor Jair Rocha Batalha, Vanessa Aguilar, explicou que as ações de cidadania são trabalhadas junto aos alunos e comunidade escolar. “Além da vigilância permanente dos espaços que possam servir de criadouro para o mosquito, nós também trabalhamos o tema com nossos alunos, divulgando a importância da prevenção”, comentou a diretora, que mantém um painel com cartazes sobre cuidados e doenças.

Além das vistorias, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu outras ações, entre elas, a conclusão da Avaliação de Densidade Larvária (ADL) “Embora Mogi das Cruzes tenha registrado queda no número de casos, a infestação de mosquitos em diferentes partes da cidade é uma realidade e, por esse motivo, não podemos descuidar”, explica a coordenadora do Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses, Débora Murakami.

A dengue é uma doença aguda febril que pode ser causada por quatro tipos de vírus e é transmitida pela picada do Aedes Aegypti, mosquito que também pode transmitir outras doenças como chikungunya e zika. Outro importante alerta é para a necessidade de prevenção à febre amarela, com a vacinação de todos os mogianos que ainda não foram imunizados. Até o final de fevereiro, a Secretaria de Saúde oferece a vacinação contra febre amarela no período noturno, em dias e horários alternados, para facilitar o acesso e garantir a imunização antecedendo o feriado de Carnaval.