Sistema municipal de transporte coletivo volta a funcionar normalmente em Mogi das Cruzes

Secretaria de Mobilidade Urbana

28 de abril de 2017

Os ônibus do sistema municipal de transporte coletivo voltaram a operar nesta sexta-feira (28/04), por volta das 9 horas. A normalização do sistema foi gradativa durante a manhã. Os serviços de saúde e as escolas municipais estão funcionando.

A partir das 9 horas, o serviço de transporte coletivo começou a ser normalizado, com os ônibus deixando as garagens rumo aos terminais para atendimento da população. As empresas haviam recolhido os veículos que estavam em circulação após ação de vândalos no início da manhã.

A Prefeitura de Mogi das Cruzes obteve decisão liminar na Justiça para garantir o funcionamento do transporte coletivo e do serviço público municipal na cidade nesta sexta. Segundo a decisão, os sindicatos que descumprirem a medida estarão sujeitos a uma multa de R$ 500 mil.

A decisão foi proferida no final da tarde de quinta-feira (27/04) e atende ao pedido da Prefeitura para que serviços essenciais ao cidadão não sejam interrompidos em virtude do movimento contra os projetos elaborados pelo governo federal que estão em análise no Congresso Nacional.

Em sua decisão liminar, o juiz Bruno Machado Miano, da Vara da Fazenda Pública de Mogi das Cruzes, afirma que o ato marcado para esta sexta-feira é uma paralisação de protesto e não se configura uma greve trabalhista, quando se frustra uma negociação entre as partes. Por isso, deve seguir as exigências legais que preservam os direitos da coletividade.

A decisão da Vara da Fazenda Pública é de caráter liminar, ou seja, provisório até que haja o trâmite final do processo. Em Mogi das Cruzes, operam 81 linhas, com 243 ônibus. Por dia, são feitas 4.785 partidas, o que atende a mais de 100 mil usuários.

Na última quarta-feira (26/04), a Secretaria Municipal de Transportes foi comunicada oficialmente pelo Sindicato dos Rodoviários sobre o movimento de paralisação dos motoristas do transporte coletivo municipal e intermunicipal nesta sexta.

Trânsito e serviços

Por volta do meio-dia, agentes municipais de trânsito e policiais militares acompanharam uma manifestação que percorreu ruas da região central e prejudicou o tráfego de veículos.

Os manifestantes sairam do largo do Rosário e seguiram pela avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, ruas Basílio Batalha e Ipiranga até chegarem ao largo Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, onde se dispersaram. No início da tarde, manifestantes percorreram vias da região do Centro Cívico, sem provocar transtornos aos motoristas.

O serviço de coleta de lixo está sendo realizado normalmente desde o início do dia.

A Secretaria Municipal de Saúde registrou atraso de funcionários responsáveis pela coleta de sangue em três unidades de saúde logo pela manhã, mas outros profissionais foram remanejados para garantir o atendimento à população. Caso algum paciente não tenha conseguido chegar à unidade de saúde a orientação é entrar em contato pelo SIS 160 para remarcar o compromisso.

A Secretaria de Educação informa que não há escolas fechadas.