Técnicos de Curitiba promovem capacitação para equipe da Assistência Social

Secretaria de Assistência Social

06 de novembro de 2018
Especialistas da Fundação de Ação Social (FAS) da Prefeitura de Curitiba estão em Mogi das Cruzes para uma capacitação direcionada à equipe técnica da Assistência Social (foto: Guilherme Berti . . .

Especialistas da Fundação de Ação Social (FAS) da Prefeitura de Curitiba estão em Mogi das Cruzes nesta semana para uma capacitação direcionada à equipe técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social, rede socioassistencial e representantes de entidades parceiras. Nesta terça-feira (06/11), segundo dia do curso, o vice-prefeito Juliano Abe esteve no local para cumprimentar o grupo e conhecer detalhes da proposta.

A FAS é responsável pela gestão da Assistência Social em Curitiba e tornou-se referência por atuar de forma  integrada a órgãos governamentais e instituições não-governamentais que compõem a rede socioassistencial do município. Todos os esforços visam a consolidação da atuação em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Em Mogi das Cruzes, o foco principal é o fortalecimento do Acessuas, programa de promoção do acesso ao mundo do trabalho para famílias usuárias da Política de Assistência Social.

“Nosso objetivo é buscar referências positivas para o aprimoramento constante dos trabalhos. Desde o início da atual administração, seguimos algumas premissas básicas como dar sequência ao que já existia, garantir a valorização dos serviços já prestados e o desenvolvimento econômico e a geração de renda”, pontuou o vice-prefeito.

A FAS atua na capacitação contínua dos seus servidores, criando condições favoráveis ao aprimoramento da qualidade dos serviços prestados à população, e atendeu a um pedido da Prefeitura de Mogi das Cruzes pela capacitação dos servidores e parceiros da Assistência Social. “Nosso foco principal hoje em dia é aumentar o nível de empregabilidade e gerar novas oportunidades para as famílias assistidas, buscando parcerias nas mais diversas áreas”, explicou o diretor de Qualificação para o Trabalho da FAS, Fabiano Vilaruel.

Nesta tarde de terça-feira, a capacitação tratou sobre Comunicação e Liderança, promovendo trabalhos em grupos e dinâmicas que estimularam o pensamento crítico e a proatividade. “As atividades dessa etapa levaram a várias conclusões, mas a principal classificação é que é de suma importância trabalhar sempre de maneira horizontal. E é isso o que temos procurado fazer em Curitiba”, exemplificou.

A secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva, agradeceu a disponibilidade do grupo técnico da FAS, que permanecerá em Mogi das Cruzes até sexta-feira (09/11). “Estamos muito gratos e orgulhosos por essa oportunidade, que certamente contribuirá para qualificarmos ainda mais o atendimento prestado em nossa cidade, seja pelos equipamentos com gestão direta ou por meio das entidades parceiras”, explicou.

Nesta quarta-feira (07/11), o grupo deve visitar a Escola de Empreendedorismo e os grupos do Acessuas Trabalho formado por jovens assistidos na cidade.