Técnicos fazem reintrodução de orquídeas no Núcleo Ambiental Ilha Marabá

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

20 de agosto de 2019

Técnicos da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente realizaram nesta terça-feira (20/08) a reintrodução de orquídeas nativas no Núcleo Ambiental Ilha Marabá. As espécimes foram recuperadas após um furto ocorrido no Parque Leon Feffer e o trabalho faz parte de um projeto desenvolvido pela secretaria, que já realizou ações de reintrodução como essas em 2017 e 2018, no Parque Municipal.

De acordo com o diretor André Miragaia, no dia 16 de junho técnicos flagraram duas pessoas removendo e orquídeas nativas em uma área preservada do Parque Leon Feffer. O grupo foi abordado, mas fugiu e deixou para trás uma das sacolas com o material coletado - cerca de 50 orquídeas cuidadosamente retiradas da natureza. “Estamos fazendo essa reintrodução das orquídeas como parte do Programa Municipio VerdeAzul. Algumas orquídeas são muito raras, principalmente devido à perda de habitat”, explica Miragaia.

Segundo ele, devido às características da Ilha Marabá, com vegetação nativa e condições apropriadas, o espaço foi escolhido como a nova casa das orquídeas. “Elas foram reintroduzidas nas árvores, em condições similares às que estavam quando foram retiradas”, explicou o diretor.

Abertura aos sábados

O Núcleo de Educação Ambiental Ilha Marabá vai abrir suas portas também aos sábados, a partir do próximo dia 24 de agosto. O espaço ficará aberto aos sábados, das 9h as 14h, para visitação do público, sem agendamento prévio. A abertura aos sábados será possível graças a uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e o Departamento de Biologia da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

“Teremos vários estagiários do curso de Biologia da UMC que estão sendo treinados para receber e acompanhar os visitantes nas visitas monitoradas pelas trilhas”, comenta André Miragaia. No local os visitantes terão uma breve apresentação sobre a formação e um histórico da Ilha Marabá, além de apresentações com o simulador de erosão e as trilhas, que poderão ser acompanhadas pelos monitores. (Marco Aurélio Sobreiro)