Trânsito na passagem subterrânea Osvaldo Crespo de Abreu é liberado

Secretaria de Serviços Urbanos

01 de março de 2017

O trânsito de veículos na passagem subterrânea Engenheiro Osvaldo Crespo de Abreu foi liberado por volta das 14 horas desta quarta-feira (01/03). O local estava interditado desde o início da manhã devido a um problema no funcionamento do equipamento responsável por bombear a água do lençol freático, o que ocasionou um alagamento no local.

Durante o período de interrupção, funcionários da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos trabalharam na substituição do equipamento por duas bombas que passaram a operar emergencialmente.

“Esta é uma passagem subterrânea que atinge o nível do lençol freático e existe um poço de sucção de toda esta água. Tivemos uma falha na bomba, algo que não é previsto. Com a liberação da pista e do trânsito, o próximo passo é drenagem do poço de sucção. Com o término deste trabalho, a bomba danificada poderá ser retirada e encaminhada para conserto”, afirmou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Dirceu Meira.

O secretário lembrou ainda que o motivo da falha no sistema de bombeamento poderá ser identificado apenas após a retirada de toda a água acumulada e desmontagem da bomba. O funcionamento das bombas emergenciais será monitorado pela secretaria.

Por volta do meio dia, o nível da água permaneceu em torno de 15 centímetros. Apesar de este volume permitir o trânsito de veículos, a Secretaria Municipal de Transportes manteve a interdição por motivos de segurança. Durante o período em que o trânsito ficou interrompido, a orientação aos motoristas foi a utilização da passagem de nível da avenida Manoel Bezerra de Lima Filho. Já para os pedestres, a opção foi utilizar a passarela existente ao lado da estação Estudantes.

“Durante o período com acumulo de água, resolvemos interditar totalmente a passagem subterrânea porque algum motorista poderia se assustar e causar acidentes ou um motociclista se desequilibrar. Com a drenagem a água, o trânsito foi imediatamente liberado”, afirmou o secretário municipal de Transportes, Eduardo Rangel. (Luiz Maritan)