Troca de ingressos por agasalhos para abertura do Festival de Inverno 2017 começa segunda-feira

Secretaria de Cultura

23 de junho de 2017

Na próxima segunda-feira (26/06) terá início a troca de agasalhos por ingressos para o espetáculo de abertura do Festival de Inverno Serra do Itapety 2017. Os interessados devem levar uma peça de agasalho novo ou então em bom estado, ao Centro Cultural de Mogi das Cruzes. O período de troca se estende até a próxima sexta-feira (30/06), ou enquanto durarem os ingressos, das 8h às 18h.

Quem fará a abertura do Festival deste ano é a Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes, acompanhada do Coral Musicativa. Serão, ao todo, cerca de 60 artistas envolvidos no concerto, intitulado “Queen Sinfônico”, que será no dia 1º de julho, a partir das 20 horas, no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe).

Veja a programação completa

O Festival de Inverno Serra do Itapety 2017 vai se estender de 1º de julho a 1º de agosto. Ao longo deste um mês de programação, o público poderá conferir um total de 55 atrações, distribuídas por 14 palcos. São eles: Centro Cultural, Cemforpe, Parque da Cidade, sede da Banda Santa Cecília, Theatro Vasques, Museu Taro Konno, Museu Guiomar Pinheiro Franco, Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, Casarão do Carmo, Largo do Carmo, Ciarte, Estação Sabaúna, Largo do Rosário e Pinacoteca.

Estão presentes na programação do festival deste ano os tradicionais segmentos da música, teatro, dança, literatura e cinema. A programação também inclui eventos de capoeira, visitas a museus da cidade, pelo segmento de patrimônio, evento que vai falar sobre a tatuagem como expressão artística, feira de antiguidades, feira de livro, alguns cursos, como de manuseio e cuidado com orquídeas e há também o convite aberto para visitas à Pinacoteca de Mogi das Cruzes.

Um dos destaques da programação é a entrega, no dia 19 de julho, das obras de reforma e conservação do Casarão do Carmo. Os trabalhos, iniciados em janeiro deste ano, tiveram como intuito manter a edificação histórica em boas condições e compreenderam trabalhos de revisão e manutenção geral do prédio, mais restauro de algumas estruturas, em respeito às suas características originais. Foram seis meses de trabalho e um investimento total de R$ 115.703,80.

Outro destaque da programação será o ciclo de lançamentos de CDs gravados no Estúdio Municipal de Áudio e Música (EMAM). Serão 10 obras lançadas, de artistas locais e também de grupos e programas da cidade, como o Arena MC e a Orquestra Sinfônica Jovem, por meio do Quarteto de Cordas e Quinteto de Metais. Além de CDs musicais, também serão lançados dois audiolivros, outra categoria que o estúdio também contempla.

Além das ações pontuais, o Festival de Inverno também abarca programas que já fazem parte da agenda semanal da Secretaria de Cultura e eventos com maior tempo de duração. Entram neste rol as sessões de cinema do programa Pontos MIS, a Roda de Choro do Seu Julinho, a Pinacoteca, que ficará aberta durante todo o mês para livre visitação, a exposição “Além da Tatuagem”, que ocupara o Centro Cultural de 3 a 29 de julho e a Feira do Livro, que vai durar um mês (de 1 de julho a 1 de agosto), sempre de segunda a sábado, das 8h às 18h, no Largo do Rosário.

Toda a programação do Festival de Inverno Serra do Itapety é gratuita. Mais informações podem ser obtidas no telefone 4798-6900. (Lívia de Sá)