UBS Vila Suíssa recebe novo aparelho de tomografia e realiza 66 exames no primeiro dia

09 de março de 2018

O novo tomógrafo instalado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Suíssa vai acabar com a fila de espera e reduzir para até 30 dias o prazo de agendamento do exame pelo SIS – Sistema Integrado de Saúde. O equipamento foi entregue nesta tarde de sexta-feira (09/3), em substituição ao antigo aparelho, para oferecer um serviço ainda mais moderno e preciso para os mogianos. Somente no primeiro dia, 66 exames foram realizados.

O tomógrafo é um equipamento que permite a reconstrução de imagens detalhadas de diferentes partes do corpo, como crânio, coluna, abdômen, aparelho digestivo e urinário, entre outros. “Trata-se de mais um importante avanço na qualidade dos serviços prestados à população, com recursos modernos e capacidade de atender um maior número de pacientes, acabando com a espera por esse tipo de exame”, explicou o prefeito Marcus Melo.

Ele visitou a unidade e conheceu detalhes do novo aparelho de tomografia ao lado do vice-prefeito Juliano Abe, do secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis, vereadores e lideranças locais. “A Prefeitura de Mogi das Cruzes vem trabalhando para oferecer novas especialidades, exames e procedimentos de média e alta complexidade aos pacientes da rede pública, antigamente disponibilizados apenas pelo Governo do Estado”, explica o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

O novo aparelho foi substituído pelo Cejam – Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim, organização social de saúde responsável pelo convênio de manutenção e gestão do equipamento na UBS Vila Suíssa, sem qualquer custo adicional à Administração Municipal. A entidade, no entanto, investiu cerca de R$ 750 mil entre o equipamento e a nova instalação necessária.

O Serviço de Tomografia Computadorizada foi implantado em 2012 na unidade da Vila Suíssa, ampliando a oferta de atendimento até então restrito à região central da cidade. Da marca Toshiba, o equipamento garante o dobro de resolução de imagem comparado ao antigo aparelho, contando com quatro canais (o antigo possuía dois) e diversas vantagens como maior rapidez, melhor qualidade e definição de imagem.

Outra novidade são alguns softwares específicos de reconstrução em 3D e remoção de imagens ósseas, melhorando a visibilidade de estruturas vasculares e outros pequenos detalhes. Oferece, ainda, uma dose muito menor de radiação. Tem capacidade para realizar até 400 exames por mês.

Os exames de tomografia são agendados pelo Setor de Agendamento da Secretaria Municipal de Saúde mediante solicitação médica. Além do aparelho da Vila Suíssa, o município conta, ainda, com mais três equipamentos: um no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, em Braz Cubas, um na Santa Casa de Misericórdia, no Centro, e outro no Hospital Luzia de Pinho Melo, no bairro do Mogilar. Em 2017, foram realizados 5.263 exames de tomografia na cidade.