Uso de máscaras passa a ser obrigatório a partir desta quinta-feira

Gabinete

05 de maio de 2020
facebook whatsapp
Acessibilidade

A partir desta quinta-feira (07/05), o uso de máscaras de proteção será obrigatório em todo o estado de São Paulo para as pessoas que necessitarem saírem de suas casas. O decreto com a medida foi publicado pelo Governo do Estado e a medida é válida para Mogi das Cruzes.

A utilização de máscaras de proteção é recomendada pelas autoridades de saúde como forma efetiva de combater a disseminação do novo coronavírus e a pandemia de Covid-19. Como os equipamentos cirúrgicos devem ser utilizados por profissionais da saúde e pessoas com sintomas, é recomendada para população que não tenha apresentado sintomas a utilização de máscaras caseiras, feitas de pano e laváveis.

De acordo com os especialistas, as máscaras devem cobrir o nariz e a boca para ter eficácia e diminuir a chance de contaminação. Também é fundamental que sejam obedecidas as normas de higiene pessoal e os cuidados para a colocação, retirada e limpeza das máscaras.

O decreto estadual estabelece que a regulamentação sobre a fiscalização e as punições deverão ser feitas pelos municípios. A Prefeitura de Mogi das Cruzes está estudando as diretrizes para a regulamentação do tema na cidade. Além disso, os vereadores aprovaram, na tarde desta terça-feira (05/05), um projeto de lei sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras em Mogi das Cruzes. O documento também trará subsídios importantes para a regulamentação.

Em Mogi das Cruzes, desde este domingo (03/05), é obrigatória a utilização de máscaras de proteção no transporte coletivo municipal para os passageiros e operadores do sistema. Já nesta segunda-feira (04/05), começou a valer a obrigatoriedade de utilização do equipamento de proteção nas agências bancárias, casas lotéricas e agências dos Correios. Os estabelecimentos também devem adotar medidas para evitar a aglomeração de pessoas.