Orquestra Sinfônica de Santo André se apresenta neste domingo no Parque da Cidade

Secretaria de Cultura

21 de setembro de 2018

Neste domingo (23/09), o público que estiver no Parque da Cidade durante a 4ª edição do Food Truck Solidário poderá conferir uma apresentação especial, trazida à cidade pela unidade de Santo André do Serviço Social do Comércio (Sesc). Às 16 horas, a Orquestra Sinfônica de Santo André (OSSA) fará uma apresentação gratuita, no teatro de arena Maestro Gaó.

O programa do espetáculo reúne obras como “Dança Humana nº 5”, de Johannes Brahms, “Guerreiras Amazonas”, de Alexandre Guerra, “Abertura de Ópera Fosca”, de Antonio Carlos Gomes e “Preludio Bachiana nº 4”, de Heitor Villa-Lobos.

A apresentação terá ainda uma sessão de seis minutos dedicada à obras de Luiz Gonzaga, com canções como “Asa Branca”, “Qui nem jiló”, “Juazeiro”, “Assum Preto” e “Paraíba”.

O programa se encerrará com “Russlan e Ludmila”, de Mikhail Glinka, “Piratas do Caribe”, de Hans Zimmer e “Aquarela de Sambas”, de Cyro Pereira.

Mantida pela Prefeitura de Santo André, a OSSA comprova cada vez mais ser um organismo de divulgação e irradiação de cultura. O projeto surgiu em 1987 e a primeira orquestra foi montada no ano seguinte, sob a batuta do maestro Flavio Florence. Desde então, o grupo passou por diversas transformações e ampliações, até se tornar uma das mais respeitadas orquestras sinfônicas do Estado.

Desde março de 2014, a OSSA é dirigida pelo maestro Abel Rocha, que traz sua colaboração para a programação do conjunto. Sendo o único organismo sinfônico da cidade de Santo André, a OSSA prima por realizar uma série diversificada de espetáculos e ações musicais.

A atividade artística da Orquestra Sinfônica de Santo André dá suporte a uma programação que inclui espetáculos como óperas, balés, concertos ao ar livre, concertos de música popular brasileira, música de câmara e a participação de solistas internacionais, distribuídos em diversas séries organizadas durante o ano.

Há a série regular, em que as apresentações são realizadas mensalmente no teatro, a série de concertos aos domingos em igrejas e espaços públicos, a realização de festivais e concertos líricos em conjunto com entidades parceiras, as apresentações para alunos da rede pública e também para públicos diferenciados e ainda o FlashMob Sinfônico, que consiste em apresentações-relâmpago em espaços públicos.

A Orquestra desenvolve ainda o programa de oficinas internacionais de regência orquestral, que foi idealizado em 2015 pelo maestro Abel Rocha.

A apresentação da Orquestra Sinfônica de Santo André no Parque da Cidade será de aproximadamente uma hora e é aberta a todo o público interessado. (Lívia de Sá)