Inscrições para 1º Hackathon terminam nesta sexta (25), evento discutirá segurança

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

23 de janeiro de 2019
Equipes desenvolverão projetos relacionados às políticas públicas de segurança, como inteligência de dados e comunicação com o munícipe (Foto: Ney Sarmento/PMMC)

As inscrições para o 1º Hackathon da Segurança de Mogi das Cruzes terminam nesta sexta-feira (25/01). O processo é feito exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico http://www.hackathon.pmmc.com.br/. Pioneiro no gênero em todo o Alto Tietê, o evento, marcado para os dias 2 e 3 de fevereiro, no Polo Digital, será um grande estímulo para profissionais e entusiastas da tecnologia, empreendedores e startups, que discutirão ideias, soluções tecnológicas e propostas inovadoras para a segurança pública na cidade, que poderão ser implementadas pela Prefeitura.

A palavra Hackathon vem de hacker + marathon: uma maratona de programação. Surgiu em 1999 e reúne equipes multidisciplinares que buscam desenvolver soluções tecnológicas para os desafios de uma área específica.

No evento de Mogi, essas equipes estarão reunidas por 26 horas (das 9h do sábado até as 11h do domingo) para elaborar soluções aos desafios apresentados sobre o tema e desenvolverão projetos relacionados às políticas públicas de segurança, como inteligência de dados, combate a eventos clandestinos, irregularidades ambientais e comunicação com o munícipe.

Será a primeira maratona de programação do Alto Tietê, promovida pela Prefeitura de Mogi das Cruzes.

São 40 vagas e poderão ser formadas até 10 equipes de quatro componentes cada. Podem se inscrever profissionais de tecnologia, design, administração, marketing, planejamento estratégico e empreendedores em geral, com idade mínima de 18 anos. Até a terça-feira (22), 95 candidatos haviam confirmado inscrição. Os participantes serão selecionados após criteriosa análise profissional.

Tecnologia

Mogi das Cruzes encontrou na tecnologia um novo segmento econômico importante para o desenvolvimento da cidade. Há pouco mais de um ano, a Administração Municipal criou seu próprio Polo Digital, que conta com mais de 2 mil membros e possui 10 startups incubadas.

Em dezembro de 2017, a cidade instituiu o Sistema Municipal de Inovação, formado pelo Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia (CMIT), o Fundo Municipal de Inovação e Tecnologia (FMIT) e a Escola de Empreendedorismo e Inovação.

O 1º Hackathon da Segurança de Mogi das Cruzes seguirá o Hack Day Manifesto, documento internacional reconhecido por toda a comunidade de desenvolvedores e utilizado por grandes empresas e órgão, e serve como guia para a organização destas maratonas. O evento conta com a parceria da Associação Alto Tietê Valley, a comunidade CaquiCoders e a 76 Telecom.

O evento está sendo construído de forma colaborativa e coletiva pela Prefeitura de Mogi das Cruzes e empreendedores da área. Pela Prefeitura, a organização é conduzida pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Segurança Pública, Gabinete e Coordenadoria de Comunicação Social.

Mais informações sobre o evento pelo telefone 4798-6990. (Julio Nogueira)