Mogi recebe Menção Honrosa na etapa estadual do Prêmio Nacional de Saúde Bucal

14 de dezembro de 2018

A Prefeitura de Mogi das Cruzes recebeu Menção Honrosa na etapa estadual do Prêmio Nacional do Conselho Federal de Odontologia (CFO) de Saúde Bucal 2018. O município ficou em sexto lugar entre as cidades paulistas com população acima de 300 mil habitantes graças ao conjunto de ações e melhorias em áreas como financiamento em saúde, assistência odontológica básica e educação permanente, entre outros.

A premiação foi criada pelos Conselhos de Odontologia, em parceria com o Ministério da Saúde, com objetivo de reconhecer os municípios brasileiros com destaque na implantação e efetivação das políticas públicas de saúde bucal. Originalmente chamada de Brasil Sorridente, a partir de 2018 a iniciativa passou a ser tratada como Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, segundo a Resolução CFO-191/2018, avaliando critérios estabelecidos na Resolução CFO-124/2013 para certificação da qualidade dos serviços.

“Essa premiação demonstra que estamos no caminho certo e estimula novas melhorias na qualidade dos serviços prestados à população, garantindo facilidade de acesso e maior abrangência na oferta de procedimentos", avalia o coordenador de Rede Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Rebeca Barufi.

Algumas ações pontuais garantiram destaque para Mogi das Cruzes. Entre elas está o Programa Vale um Sorriso, que atende alunos de até 12 anos da Rede Municipal de Ensino; as Campanhas de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Boca; o Serviço de Estomatologia, com os casos suspeitos encaminhados, examinados e realizadas biópsias quando necessário, com rápido diagnóstico, e os plantões de urgência odontológica realizados nos finais de semana, entre outras.

Para a coordenadora de Saúde Bucal, Viviane Armindo, a premiação representa uma importante conquista para o município. “A Odontologia em Mogi das Cruzes tem crescido muito nos últimos anos e avançado na facilidade de acesso, na qualidade e variedade dos serviços”, avalia.

Neste ano, por exemplo, dois importantes avanços podem ser destacados em Mogi das Cruzes: o agendamento online de consultas iniciais pelo telefone SIS 160, às quintas-feiras, e a implantação do Raio-X Odontológico, ampliando e fortalecendo as formas de diagnóstico e tratamento em saúde bucal.

A Odontologia Municipal conta atualmente com 82 cirurgiões dentistas entre unidades básicas, unidades de Saúde da Família, Unica – Unidade Clínica Ambulatorial e plantonistas das unidades 24 horas nos finais de semana. No total, são 34 consultórios odontológicos em funcionamento.