Marcus Melo assina convênio com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito

Secretaria de Mobilidade Urbana

19 de fevereiro de 2018

O prefeito Marcus Melo assinou, na manhã desta segunda-feira (19/02), o convênio com o Governo do Estado para participação no Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. O evento aconteceu durante cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador Geraldo Alckmin. O documento permitirá que Mogi das Cruzes receba R$ 1,8 milhão para investimentos em ações e obras que buscam a diminuição de acidentes e mortes no trânsito.

“Desde que foi implantado o Movimento Paulista, 421 vidas já foram salvas, de 2016 para cá.  Hoje, a causa externa, que é acidente rodoviário, é a terceira maior causa de morte no mundo inteiro, e a primeira entre jovens, o que é duríssimo”, destacou o governador.

No evento desta segunda-feira, assinaram os convênios os municípios de Mogi das Cruzes, Araraquara, Bauru, Carapicuíba, Cotia, Mogi Guaçu e Suzano. Os deputados estaduais Marcos Damásio e Márcio Camargo, o deputado federal Arnaldo Faria de Sá e secretários estaduais também participaram da cerimônia.

“O comportamento seguro nas ruas e avenidas é responsabilidade de todos, sejam pedestres, motoristas, motociclistas ou ciclistas. O objetivo do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é salvar vidas e termos uma cidade mais segura para todos. O convênio assinado será importante para que tenhamos recursos para novas ações e investimentos”, afirmou o prefeito Marcus Melo.

Mogi das Cruzes registrou queda no número de mortes no trânsito no ano passado. Em 2017, foram 66 mortes, 7% a menos que em 2016, quando aconteceram 71 óbitos. Durante o ano, a Prefeitura realizou uma série de ações voltadas à educação para o trânsito que atenderam cerca de 30,8 mil pessoas. Entre as atividades desenvolvidas estão a Campanha Mogi Pela Vida, palestras em escolas e associações, a Escola Mirim de Trânsito, distribuição de material educativo, entre outras.

Balanço

Durante o evento, foi apresentado um balanço sobre os resultados alcançados pela iniciativa. De acordo com dados do Infosiga, do Governo Estadual, o mês passado apresentou uma queda de 5,4% no número de mortes no trânsito em todo o estado. Foram 387 neste ano, contra 409 em 2017.

“Mesmo com uma frota maior, população maior e mais movimento, porque o país saiu de uma crise, conseguimos ter uma redução de 5,4%”, disse Alckmin, lembrando da importância do acompanhamento que é realizado pelo sistema Infosiga.

“Precisamos ter uma cultura de avaliação permanente e o Infosiga nos permite uma radiografia dos acidentes. Mas não adianta só apontar o problema. Fomos em busca dos recursos do Detran, multas para salvar vidas. O dinheiro pago por infratores sendo usado para melhorar a segurança no trânsito”, completou.

O evento também teve a assinatura de parceria do Movimento Paulista com três entidades do terceiro setor: Fundação Volkswagen, ONG Criança Segura e Vital Strategies.

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é um programa do Governo do Estado que tem como principal objetivo reduzir pela metade os óbitos no trânsito no Estado até 2020. A ação é inspirada na “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2011 a 2020. (Luiz Maritan)