Prefeito empossa membros do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas

Secretaria de Assistência Social

15 de fevereiro de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

O prefeito Marcus Melo empossou, nesta sexta-feira (15/02), os membros do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, em cerimônia realizada no auditório do prédio II da Prefeitura de Mogi das Cruzes. O Conselho foi criado pela atual gestão com objetivo de sugerir, acompanhar e cumprir as políticas públicas e programas de apoio específicos de prevenção e combate ao uso de drogas na cidade.

No total, foram empossados 32 membros, entre titulares e suplentes que representam o Poder Público e a Sociedade Civil. O grupo se organizará para definir a presidência e também as melhores datas e horários para encontros. “Quero agradecer a disponibilidade e o envolvimento de vocês em participar desse importante Conselho. O consumo de drogas é um problema que aflige muitas famílias e é um tema muito complexo, que envolve diversas áreas, como Saúde, Educação, Segurança e Assistência Social, exigindo um esforço conjunto para discutir e planejar novas ações”, explicou o prefeito.

Ele explicou, ainda, que a complexidade do tema exige medidas nas mais diversas áreas. Na Saúde, por exemplo, a Prefeitura de Mogi das Cruzes acaba de implantar o Caps AD – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, na Vila São Francisco. “No primeiro mês de atividades, foram realizados quase mil procedimentos e cadastrados mais de 200 pacientes”, revelou.

A importância do atendimento e planejamento em conjunto também foi destacada pelo vice-prefeito Juliano Abe. “Um recente estudo mostra que mais de 50% dos crimes praticados hoje em dia têm alguma ligação com as drogas. Não são apenas ocorrências de tráfico de drogas, mas roubos, furtos e outros delitos praticados por usuários”, pontuou.

A criação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas está sob a gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social e reúne representantes de diferentes áreas, indicados por seus segmentos ou representações. “Faremos a diferença em nossa cidade, propondo ações sobre um dos temas mais preocupantes, sobretudo junto aos nossos jovens”, explicou a secretária Neusa Marialva. “O Conselho deverá nortear novas políticas para a área”, acrescentou o vereador Marcos Furlan, autor da proposta de criação do Conselho, que representou a Câmara Municipal ao lado do vereador Edson dos Santos.

Após a assinatura do termo e a cerimônia de posse, o público presente assistiu a palestra da secretária municipal de Apoio ao Cidadão da Prefeitura de São José dos Campos, Edna Tralli, psicóloga e especialista em gestão da saúde prevenção ao uso de drogas. Foi coordenadora de programas sobre o uso de drogas na Prefeitura de São José e coordenou o Departamento de Políticas de Saúde Mental, Álcool e Drogas na Prefeitura de Mogi das Cruzes.

 

 

Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas

(titulares e suplentes)

Poder Público

Secretaria de Assistência Social

Osni Damásio da Silva

Mauro de Freitas

Secretaria da Cultura

Sueli Aparecida Couto

Michael Meyson B. da Silva Oliveira

Secretaria da Educação

Kátia dos Santos

Rosangela Vergara

Secretaria de Esportes e Lazer

Sérgio Patrocínio dos Passos Junior

Charbion Ravani Gomes de Moura

Secretaria de Saúde

Rodolfo José Serpa

Luise Felix de Souza

Secretaria de Segurança

Maria da Conceição Zigante

Leonardo Ramires de Melo

Polícia Militar – 17º Batalhão

2º Sargento PM André Luiz Ferreira dos Santos

Soldado PM Jaqueline de Oliveira

Diretoria Estadual de Ensino

Eliana de Oliveira Chaves Alves

Audrey Inez S. Garcia de Oliveira

Sociedade Civil

ITPC – Instituto Terapêutico Projeto Cabral

Givaldo Macedo Dias

Fernanda Ap. Santos Bonifácio

Centro de Recuperação Atrio

Norval do Carmo

Raimundo Silva Araújo

Abrac

Nathalia Freitas Cordeiro da Silva

Cyro Bom Angelo

Recanto Luz Divina

Mario Siqueira Lopes

Karoline Batista de Oliveira

Abomoras

Adriana da Cunha Cavalheiro

Angelina Apolinário Vergaças

APM – Escolas da Rede Pública

Ines Aparecida Cardoso Miranda

José Carlos Miranda

Conselho Tutelar

Maria Ap.Ferreira de Souza Oliveira

Deilma Maria de Carvalho

UMC

Flávio Alves da Silva

Carlos Alberto Aleixo