Palestras e encontros encerram campanha de conscientização sobre o autismo

17 de abril de 2019

Desde o início do mês, a Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com as Unidades Básicas de Saúde, está promovendo ações educativas sobre o Dia Mundial de Conscientização ao Autismo, comemorado em 2 de abril. A iniciativa é realizada em cumprimento à Lei Municipal nº 6.939, de 11 de Julho de 2014, que institui a Semana da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Para marcar o encerramento das ações neste ano, a Secretaria Municipal de Saúde realizou, na ultima sexta-feira (12/04), três palestras com foco em gestantes e profissionais da educação. A educadora de Saúde Letícia Casarolli visitou o Programa Mãe Mogiana para um bate-papo com as futuras mães e falou sobre os sinais de risco para o autismo. As gestantes receberam orientações básicas que sinalizam possíveis alterações desenvolvimento das crianças.

Em outros dois encontros, a educadora participou da capacitação das Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) da Secretaria Municipal de Educação, realizados no auditório do Cemfope, abordando temas de atenção como identificação comportamental, orientação aos pais e a estimulação no cotidiano das crianças. No total, foram capacitadas cerca de 1.3 mil profissionais.

“Temos que ter um olhar criterioso para o desenvolvimento das crianças, pois quanto mais cedo forem identificados os sinais, mais chances elas terão de não apresentarem nenhuma patologia”, disse a educadora de Saúde. Letícia também ressaltou a importância da empatia. “O desafio não é apenas dos pais, o desafio também é nosso”, completou.

O secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra, parabenizou as ações e o comprometimento dos profissionais envolvidos. “Ter um profissional capacitado para auxiliar a criança em sua formação com certeza pode fazer a diferença no seu desenvolvimento e qualidade de vida”, afirmou.

Nas unidades de Saúde, o autismo esteve presente em rodas de conversa e salas de bate-papo elaboradas pelos profissionais. No Posto de Saúde da Vila Suíssa, por exemplo, o tema foi abordado no encontro semanal do grupo Mamãe-Bebê, uma iniciativa do equipamento para promover a troca de informações e experiências entre as gestantes.

Na unidade do Programa Saúde da Família do Jardim Margarida, além da palestra, o público presente pode conferir uma apresentação musical elaborada pelos agentes comunitários com a canção “Azul da Cor do Mar”, de Tim Maia, lembrando a cor alusiva à campanha.