Prefeitura inicia alargamento de calçadas e obras de acessibilidade próximo à Apae

Secretaria de Obras

17 de abril de 2019

A Prefeitura de Mogi das Cruzes começou nesta semana as obras de melhoria da acessibilidade da região próxima à Apae. Os trabalhos compreendem a ampliação de calçadas nas ruas Joaquim Fabiano de Melo e Carmem de Moura Santos, o que facilitará o acesso de pessoas com dificuldade de locomoção.

“As obras de acessibilidade e alargamento das calçadas resolverão uma reivindicação de muitos anos trazida para a Prefeitura pela direção da Apae e pelos pais dos alunos. É também um respeito às pessoas com dificuldade de locomoção, que não terão mais que disputar espaço com os postes ou então com os carros nas ruas”, afirmou o prefeito Marcus Melo.

Ao todo, 260 metros lineares de calçadas serão alargadas e passarão a ter 2,3 metros de largura. O trabalho beneficiará a calçada do lado direito da rua Joaquim Fabiano de Melo, entre a rua Ipiranga e a rua Carmem de Moura Santos, e o lado esquerdo da rua Carmem de Moura Santos, entre a rua Joaquim Fabiano de Melo e a rua Doutor Deodato Wertheimer.

Também serão implantadas duas lombofaixas para ampliar a segurança viária, uma em cada via beneficiada com o alargamento de calçadas, e rampas de acessibilidade para cadeirantes. Postes de energia elétrica também serão realocados para permitir maior espaço para a circulação das pessoas.

O investimento é de  R$ 323.004,25, fruto de uma emenda parlamentar e investimento municipal. A empresa CG Engenharia foi a vencedora do processo de licitação e é a responsável pelas obras. A previsão é que os serviços sejam concluídos até o final de julho.

As intervenções começaram na segunda-feira (15/04), pelo quarteirão da rua Joaquim Fabiano de Melo entre as ruas Carmem de Moura Santos e Nilo Peçanha. No local, os paralelepípedos já estão sendo retirados no local em que a calçada será ampliada.

Com a interdição do quarteirão onde as obras estão sendo realizadas, agentes municipais de trânsito foram deslocados para fazer o acompanhamento do trânsito e orientar motoristas. A Secretaria Municipal de Transportes também acompanha a circulação dos ônibus pelas vias.

As obras de alargamento das calçadas na região da Apae fazem parte das ações definidas pelo Plano Municipal de Mobilidade Urbana dentro de diretrizes como o Sistema de Circulação de Pedestres e o Sistema de Circulação na Área Central. O local também foi definido como prioritário do programa Rotas Acessíveis, que desenvolveu projetos executivos de acessibilidade. A obra também foi discutida junto ao Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. (Luiz Maritan)