Reunião define membros de Câmaras Técnicas do Conselho da Região Metropolitana

22 de agosto de 2017

O prefeito Marcus Melo participou, na manhã desta terça-feira (22/08), de uma reunião para a escolha dos membros da região do Alto Tietê nas Câmaras Técnicas Especiais de Transportes Públicos de Passageiros e de Transportes Metropolitanos de Carga do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo. O encontro aconteceu no Gabinete e contou com a presença de representantes dos municípios da região, da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) e do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat).

As câmaras técnicas serão formadas por representantes das 5 sub-regiões que foram da RMSP, da Prefeitura de São Paulo, da Subsecretaria de Assuntos Metropolitanos do Governo do Estado, da Emplasa e das Secretarias Estaduais de Transportes Metropolitanos e de Logística e Transporte. As primeiras reuniões acontecerão no dia 5 de setembro.

“É muito importante a participação nestas Câmaras Técnicas e a inserção das demandas da região no Conselho porque as decisões tomadas acabam tendo reflexos na vida de todos nós. Vivemos em uma Região Metropolitana com 39 municípios e 20 milhões de habitantes. Não adianta cada cidade adotar medidas de uma maneira porque as pessoas vivem também no entorno”, afirmou Marcus Melo.

Para a Câmara Técnica Especial de Transportes de Passageiros foi escolhida como titular da região a diretora de Transportes da Prefeitura de Mogi das Cruzes Miriam Carrasco Benites da Silva. Como suplente ficou definido o prefeito de Biritiba Mirim, Jarbas Ezequiel de Aguiar. Já para a Câmara Especial de Transportes Metropolitanos de Carga, a titular será Marta Trevisan, da Prefeitura de Guarulhos, e o suplente será Lairton Esteves, secretário municipal de Serviços de Arujá.

Também participaram da reunião desta terça-feira, o assessor da Diretoria da Emplasa, Humberto Parro, o secretário-executivo do Condemat, Abel Larini, os secretários municipais de Transportes, Eduardo Rangel, e de Planejamento e Urbanismo, Cláudio de Faria Rodrigues, além do secretário adjunto de Transportes de Guarulhos, Ticiano Neves, e o representante da Prefeitura de Suzano, Marcos Caetano.

O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo é formado pelos 39 municípios da Região Metropolitana e do Governo do Estado. Ele é o principal instrumento de deliberação sobre planos, projetos, programas, e obras estratégicas a serem executados na Região Metropolitana com recursos do Fundo de Desenvolvimento. Entre as áreas de atuação do colegiado estão o planejamento, mobilidade urbana e sistema viário regional, habitação, saneamento ambiental, meio ambiente, desenvolvimento econômico e atendimento social. A próxima reunião do conselho está prevista para o dia 12 de setembro. (Luiz Maritan)