Projetos mogianos inovadores são destaques na Smart City em São Paulo

25 de julho de 2018
Marcus Melo apresentou os projetos da Sala do Empreendedor e do Polo Digital, vencedores do prêmio InovaCidade, no painel “Como as cidades podem estimular a inovação pública, a geração de empregos . . .

A Prefeitura de Mogi das Cruzes foi um dos destaques do Smart City Business Brazil Congress & Expo, realizado de 22 a 24 de julho no Transamérica Expo Center, na capital paulista. A cidade recebeu dois prêmios InovaCidade, premiação para projetos inteligentes desenvolvidos pelas prefeituras do Brasil, com os projetos da Sala do Empreendedor e do Polo Digital. As iniciativas foram apresentadas pelo prefeito Marcus Melo durante o evento na tarde da última terça-feira (23/07). Concluindo a programação, a Secretaria de Educação apresentou na tarde desta quarta-feira (24/07) projetos inovadores, que têm transformado a educação mogiana.

“Com nossos projetos apresentados, aproximamos os empreendedores a nossa cidade, identificamos processos falhos para aqueles que desejavam abrir um negócio. Hoje com a Sala do Empreendedor, é possível abrir uma empresa e gerar um CNPJ em até 24h e, em alguns casos, foi possível a abertura em apenas 3h”, disse Marcus Melo durante a sua apresentação na terça-feira (23/07) no painel “Como as cidades podem estimular a inovação pública, a geração de empregos e a redução de desigualdades?”.

Melo ainda comentou que deseja compartilhar das inovações que a cidade desenvolveu. “Qualquer prefeitura que vier até nós e desejar utilizar de nossas tecnologias, será muito bem atendido. Desenvolvemos na área de educação com a equipe da Secretaria tecnologias de primeiro mundo, que fizeram nosso Ideb ficar acima da média do Brasil, e acima da média Paulista”, completou.

Junto com o prefeito, subiram ao palco mais três pessoas, a intermediadora da palestra, Márcia Mikai, o palestrante Cleomar Rocha, representando a Prefeitura de Aparecida de Goiania – GO, e consultor da Delloite, Elias de Souza, que apresentou um case da cidade de Cascáis, de Portugal.

Marcia Mikai disse ter ficado emocionada com a apresentação do prefeito de Mogi das Cruzes, e parabenizou a cidade pelo trabalho desempenhado pela gestão. “Fico emocionada que Mogi das Cruzes está prestando atenção nessa área de empreendedorismo e startups, é importante cuidar daqueles que podem trazer benefícios diretamente e indiretamente a cidade, pretendo fazer uma visita a Mogi e olhar de perto todo esse trabalho desenvolvido”, comentou.

Educação inovadora

A secretária de Educação, Juliana Guedes, participou na tarde desta quarta-feira (24/07) do painel “Como a tecnologia está transformando a educação”. Foram apresentados os projetos Educa+ Mogi, com as carteirinhas de Identificação Estudantil, que promovem mais agilidade na comunicação das escolas com as famílias e responsáveis, os laboratórios móveis de informática e programas da área de tecnologia, como a Robótica Educacional, os Simulados, o jogo Astro e o projeto de Realidade Virtual.

“O ensino público não pode ser diferenciado do ensino privado. Os nossos alunos são cidadãos do século XXI e devem sempre estar inseridas nas potencialidades deste século. O prefeito Marcus Melo tem como meta o desenvolvimento de políticas públicas com viés da inovação”, disse a secretária.

O painel foi mediado pela diretora de Pesquisa e Extensão da Facens, Regiane Relva Romano e teve como palestrantes o sócio-fundador da Eschola.com e da Inova-EADRio, Paulo Barreira Milet, o fundador da Fala!, Jonas Vieira, o CEO da Explorum Educacional, Eduardo Azevedo, o diretor de geoprocessamento, tecnologia e inovação da Prefeitura de Mandaguaçu (PR), João Renato Antoniazzi e a coordenadora de Informática Educacional da prefeitura de Itanhaem (SP), Soraya Rodrigues Sales. (Kelli Correa Brito)