Workshop Caminhos para a Musicalização Infantojuvenil recebe inscrições até 7 de junho

Secretaria de Cultura

23 de maio de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Departamento Pedagógico), em interface com a Secretaria Municipal de Cultura (Projeto Canarinhos do Itapety) convida todos a participarem do workshop “Caminhos para a Musicalização Infantojuvenil”, a ser realizado no Encontro Intermunicipal de Regentes de Coros de Mogi das Cruzes, que chega em 2018 à sua décima edição.  

Clique aqui para se inscrever. O prazo máximo de inscrição é 7 de junho. 

O evento será realizado no dia 16 de junho, um sábado, das 12h às 18h30, no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (CEMFORPE). O público-alvo do evento é composto por profissionais da edução, como professores de educação infantil e ensino fundamental, professores de artes e música, Agentes de Desenvolvimento Infantil (ADIs) e equipe gestora, além de regentes, coralistas e demais interessados no segmento de canto coral de todo o território nacional.

O objetivo do workshop é aprimorar técnicas de musicalização infantojuvenil e canto coral, proporcionando crescimento técnico , intercâmbio cultural e troca de experiências entre os profissionais do segmento. O evento também integra o programa Música na Rede - Canto Coral nas Escolas, desenvolvido pelo Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, na linha de trabalho do projeto Canarinhos do Itapety. 

O workshop terá a condução do renomado maestro Marcelo Recski, que enfocará os seguintes temas: Musicalização Infantojuvenil - Brincadeiras Musicais na Prática Pedagógica; Coro Cênico - O Canto em Movimento; Etapas para a preparação do Coral - Técnica Vocal; Criatividade no Canto Coral (dinâmica, adereços, posicionamento, expressão, movimentação em palco); Técnicas de regência / Divisão de Vozes; Repertório / partituras para Coro Infantil e Juvenil, entre outros temas trazidos pelo palestrante convidado.

Quem não conseguir se inscrever pelo link acima deve acessar este formulário ou encaminhar seus dados para canarinhosdoitapety@hotmail.com, fornecendo nome completo, município, e-mail, telefone (DDD), área de atuação, local de atuação (escola, coral, empresa) e suas expectativas com relação a este workshop.

Caso não receba a confirmação de inscrição, até o dia 7 de junho, a orientação é contatar a comissão organizadora, nos e-mails canarinhosdoitapety@hotmail.com e enysato@se-pmmc.com.br ou nos telefones 4721-1281 e 4725-3393. A listagem dos inscritos será divulgada em 11 de Junho de 2018.

O auditório do CEMFORPE, onde o workshop será relizado, fica na rua Antenor Leite da Cunha, número 55, na Vila Nova Mogilar.

Programação:

11h30 às 12h: Recepção / Entrega de material
12h00 às 12h15: Abertura
12h15 às 14h15: Workshop Parte I
14h15 às 14h30: Intervalo
14h30 às 16h30: Workshop Parte II
16h30 às 16h45: Intervalo
16h45 às 18h45: Workshop Parte III
18h45: Avaliação / Entrega de Certificados

Maestro convidado: Marcelo Recski: Seus arranjos são apresentados por corais de todo o Brasil. Mestrando em Regência na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, sob orientação do Dr. Marco Antônio da Silva Ramos, é graduado pela mesma instituição nos cursos de Regência e Licenciatura em Música. Tem experiência docente de mais de 30 anos em Conservatórios e Escolas Livres de Música, bem como na rede de ensino, sendo coautor do método de ensino de Educação Musical do Ensino Fundamental do Colégio Objetivo Júnior. Como Regente e Arranjador, fundou e dirigiu vários grupos, atuando como cantor e monitor em renomados Corais, Madrigais e Grupos Vocais de São Paulo. Atualmente, dirige o Madrigal Feminino Z'Encanto, Coro Masculino de Alumínio - CMA (Alumínio-SP), o Coral Luminare, Coral Nossa Casa e os grupos vocais Máfia Sonora, Rock'N'Voice (www.facebook.com/RocknVoice) e Canto Ma Non Presto (www.facebook.com/cantomanonpresto). Foi instrutor do Centro Experimental de Música (CE M) do SESC Consolação, onde também atuou como co-diretor musical do espetáculo 'Pedro Paulo - Violas e Causos'(2007) do violeiro Paulo Freire. Foi Diretor Musical de "Paisagem Paulistana", de Rogério Favoretto - espetáculo musical inspirado na obra de Paulo Vanzolini - que teve temporada em de 2004 no SESC Itaquera (SP). Ministrou oficinas e cursos, dentre os quais, no Projeto Canta São Paulo, para professores da rede municipal de ensino da cidade de São Paulo e no curso de Regência Coral da Pós-graduação da Faculdade Paulista de Artes (FPA). Produziu o CD "Santos e Santas de Deus" lançado pela gravadora PAULUS em 2006, além da produção de 5 CDs anexados à Coleção intitulada 'Perto de Mim' lançada em 2014 pela Editora espanhola Santa Maria (SM). Sua última produção fonogr&aacut e;fica foi 'SOM NA CABEÇA' do grupo vocal Canto Ma Non Presto, lançado em 04 de maio deste ano. Cumpre o terceiro mandato na presidência da ARCI (Associação de Regentes e Corais Infantis) (www.arci.org.br), cujos objetivos são de promover conscientização e qualificação dos profissionais que acreditam no Canto Coral como meio de educação, formação musical, cultural e artística. Criou e ainda produz eventos, tais como a Mostra Vocal (Encontro entre Corais e Grupos Vocais de todo o Brasil - atualmente na 10 Edições), do Sampa Vocal (Apresentações e workshops de Grupos Vocais - 7 Edições), Enco ntros Vocais (dois grupos vocais - brasileiros e/ou estrangeiros - se apresentam no mesmo espetáculo - 4 Edições), Seminário Cena Vocal (http://cenavocal.blogspot.com.br - 3 Edições) e Cruzeiro Vocal (http://cruzeirovocal.blogspot.com.br - 2 Edições). É sócio gerente da D&A - Diversão & Arte Eventos Culturais Ltda (www.diversaoarte.com.br), que tem como missão incrementar e democratizar a vida cultural, produzindo eventos que tenham alguma conotação educativa.

Alimentação/ Vestuário:  Não há pontos de venda de alimentação, no local do evento. Será servido café simples, em dois intervalos. Sugerimos aos cursistas alimentação leve e roupas leves (para movimentação em palco).