Prefeitura viabiliza campanha sobre parasitoses no Largo do Rosário

Secretaria de Saúde

16 de agosto de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

A unidade móvel do Movimento Brasil sem Parasitose (MSPB) estará novamente no Largo do Rosário nesta sexta-feira (17/08) para informar e orientar gratuitamente a população sobre cuidados e tratamentos para doenças parasitológicas. O trabalho começou nesta quinta-feira (16/08), quando 200 pessoas foram atendidas,e termina nesta sexta.

A ação é realizada pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) e está sendo executada em Mogi das Cruzes por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que viabilizou a instalação do equipamento em local de grande acesso do público. Para garantir a continuidade do tratamento, uma equipe da Saúde de Mogi das Cruzes está no local cadastrando os pacientes mogianos. “É uma ação muito importante e uma oportunidade de tratar e prevenir doenças comuns, principalmente entre as crianças, para as quais precisamos garantir a continuidade do tratamento após o término do evento”, explica a secretária adjunta de Saúde, a pediatra Rosângela Cunha.

No Brasil, as parasitoses afetam em torno de 36% da população e, no caso das crianças, esse número sobe para 55%. O Movimento permite à população adquirir conhecimento sobre essas doenças e adotar simples mudanças de hábitos de higiene pessoal e da comunidade para contribuir com a prevenção.

Embora mais prevalentes em regiões carentes de saneamento básico, as parasitoses atingem todas as camadas socioeconômicas da população, nas diversas faixas etárias. Pessoas com hábitos adequados de higiene pessoal e domiciliar, fora de regiões mais expostas, também podem se infectar, seja na rua, em casa ou no trabalho.

Os sintomas mais frequentes das parasitoses intestinais são: dores abdominais, diarreia, gases, falta de apetite, perda de peso, náuseas e vômitos, tosse, febre, falta de ar, anemia, coceira no ânus, vontade de comer coisas diferentes como terra, areia e tijolo.

Os riscos à saúde provocados se estendem além dos intestinos, dependendo do tipo de cada parasita, e pode causar anemia, desnutrição, doenças pulmonares, hepáticas, ginecológicas, neurológicas, pancreáticas, etc.

O tratamento é feito por medicamentos específicos, além de orientação para a prevenção e mudança de hábitos oferecidos pelo médico especialista.

Principais formas de prevenção:

- Adotar o hábito de lavar as mãos frequentemente

- Higienizar adequadamente os alimentos antes do consumo

- Evitar andar descalço, principalmente em regiões com esgoto e lixo a céu aberto.

Movimento Brasil Sem Parasitose em Mogi das Cruzes

Data: 16 e 17 de agosto

Horário: das 8h às 17h – Obs.: O atendimento será feito até o término das 200 senhas por dia, que serão entregues de acordo com a ordem de chegada.

Local: Largo do Rosário (Praça da Marisa)