Festival Gastronômico do Cambuci de Mogi das Cruzes será neste final de semana

Coordenadoria de Turismo

10 de maio de 2016
Mogianos terão a oportunidade de conhecer neste final de semana diferentes produtos à base de cambuci no 3º Festival da fruta, que acontecerá no Mogi Shopping

Com atrações culturais e diversos produtos derivados da fruto, a sexta edição do Festival Gastronômico do Cambuci de Mogi das Cruzes deverá movimentar o Distrito de Sabaúna neste final de semana (14 e 15 de maio). O evento, com apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, faz parte da Rota Gastronômica do Cambuci, projeto criado pelo Instituto AUÁ e que envolve 11 municípios produtores, com uma programação que permite o contato direto do consumidor com a realidade do produtor. No sábado (14/05), a programação será das 11 às 22 horas e no domingo (15/05), das 9h30 às 17 horas.

Mogi das Cruzes figura entre os maiores produtores de cambuci do Estado de São Paulo, com grande potencial para o cultivo, comercialização e uso do fruto. Pela primeira vez, o festival terá uma série de atividades culturais integradas ao evento, como a exposição permanente do Gira Mundo Bonecos Gigantes de Sabaúna, confeccionados com materiais recicláveis e com forte tradição no carnaval do distrito, apresentações de grupos folclóricos locais, além de rodas de conversa na antiga estação ferroviária sobre as espécies da Mata Atlântica.

"Além de levar ao público participante o conhecimento sobre o fruto e os produtos derivados do mesmo, valoriza e inventiva o produtor de Cambuci. A cidade tem grande diversidade de recursos e atrativos turísticos, como belas cachoeiras, serras, picos e grande produção de hortaliças, orquídeas e outros, que fazem do turismo uma grande fonte para a geração de emprego e renda", disse Auclésio Ranieri, coordenador da Coordenadoria Municipal de Turismo e secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Social do município.

O Festival tem feito muitas pessoas conhecerem o valor do Cambuci e estimularem outros a provarem. Isso permite aos produtores aumentarem o cultivo e também a fabricação de derivados que garantem a renda de muitas famílias e a fixação do produtor no campo. Neste ano, o calendário da Rota conta com eventos nas cidades de Santo André (Paranapiacaba), Rio Grande da Serra, São Paulo (Parelheiros, Santo Amaro e Mercadão), Salesópolis, Paraibuna, São Lourenço da Serra, Ribeirão Pires, Natividade da Serra, Caraguatatuba e Bertioga. Mais informações pelo telefone (11) 4790-5142 (KCB)