Mogi das Cruzes terá 6º Festival Gastronômico do Cambuci na próxima semana

Coordenadoria de Turismo

04 de maio de 2016
facebook whatsapp
Acessibilidade
Mogianos terão a oportunidade de conhecer neste final de semana diferentes produtos à base de cambuci no 3º Festival da fruta, que acontecerá no Mogi Shopping

A próxima parada da Rota Gastronômica do Cambuci será em Mogi das Cruzes nos dias 14 e 15 de maio, das 8 às 17 horas, no distrito de Sabaúna, com a realização do 6º Festival Gastronômico do Cambuci de Mogi das Cruzes. O evento, com apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, faz parte da Rota Gastronômica do Cambuci, projeto criado pelo Instituto AUÁ.

Com seu clima ameno e solo fértil, Mogi das Cruzes apresenta as condições favoráveis para a cultura do Cambuci, em especial no bairro do Itapeti e nos Distritos de Taiaçupeba, Biritiba Ussu e Sabaúna. Não é atoa que a cidade é apontada pelo Instituto AUÁ, ONG que fomenta o cultivo e o beneficiamento do fruto, como uma das maiores produtoras do Estado de São Paulo. Só este ano, espera-se uma produção estimada de 30 toneladas.

Sucesso de público no ano passado, o evento cresce a cada ano. Os organizadores esperam repetir a dose de sucesso proporcionando aos visitantes no ano passado. A proposta do festival é tornar o cambuci conhecido e suas diversas aplicações na culinária brasileira. Os visitantes poderão degustar e adquirir produtos derivados da fruta como a cachaça, doces, sucos e salgados.

O público que visitar o evento também poderá participar de palestras que acontecerão nos dois dias. Neste ano, o calendário da Rota conta com 13 eventos nas cidades de Santo André (Paranapiacaba), Rio Grande da Serra, São Paulo (Parelheiros, Santo Amaro e Mercadão), Salesópolis, Paraibuna, São Lourenço da Serra, Ribeirão Pires, Natividade da Serra, Caraguatatuba e Bertioga.

Sabaúna é um distrito a 15 quilômetros do centro de Mogi das Cruzes que vem se destacando nos últimos anos para o turismo. Palco histórico de vários acontecimentos importantes, o local guarda em sua memória os anos de ouro da ferrovia brasileira, além de ter servido de passagem no caminho antigo entre São Paulo e Rio de Janeiro durante o período do Império. O 6º Festival Gastronômico do Cambuci de Mogi das Cruzes tem entrada gratuita, e acontecerá na Praça dos Expedicionários, bem ao lado da antiga Estação Ferroviária. Mais informações pelo telefone (11) 4790-5142. (KCB)