Fundo Social entrega mais 180 quilos de ração para protetores de animais da cidade

Fundo Social

15 de julho de 2019

O Fundo Social de Mogi das Cruzes deu sequência, nesta segunda-feira (15/07), às entregas de ração, pelo projeto Tampinha Solidária. No período da manhã, foram contemplados o grupo Thor, que reúne cerca de 20 protetores de cães e gatos em diversas partes da cidade e também outras duas cuidadoras independentes do distrito de Sabaúna.

A primeira entrega aconteceu na avenida Major Melo, na Vila Nova Aparecida, onde reside Reinaldo Tenório de Araújo, um dos membros do grupo Thor. De acordo com ele, o grupo como um todo cuida de 52 animais resgatados da rua, porém outros eventuais sempre aparecem.

Após serem retirados da rua, os animais recebem os cuidados básicos de saúde, como vacinação e castração e depois são encaminhados para adoção, com divulgação feita principalmente por meio da página do grupo no Facebook. Os membros do grupo também acabam ficando com muitos dos animais. A eles, o Fundo Social destinou oito pacotes de ração, totalizando 105 quilos de alimento.

A segunda entrega do dia foi para Ana Esmeralda Franco e Souza, que mora em Sabaúna e há muitos anos faz o trabalho de resgate de animais. Ana mantém contato com outros dois cuidadores de Sabaúna e eles sempre se ajudam, dentro do que é viável para cada um.

“O fato de a Prefeitura ter esse projeto já é uma grande ajuda, pois lidar com animais, em especial quando eles têm algum tipo de doença, é trabalhoso e caro. Fico feliz em receber e poder distribuir aos outros cuidadores aqui de Sabaúna a ração proveniente desse projeto”, pontuou. Para os cuidadores de Sabaúna, o Fundo Social destinou cinco pacotes de ração, num total de 75 quilos.

Nesta terça-feira (16/07) as entregas continuam. Serão beneficiados cuidadores do Jardim Layr, Jardim Universo, Jundiapeba e Parque São Martinho. Essa primeira leva de ração adquirida resulta da coleta, separação e venda de cerca de duas toneladas de tampinhas plásticas. O Fundo Social calcula que já existam outras duas toneladas do material terminando de ser separado por cor, o que vai possibilitar nova venda e nova compra de ração dentro dos próximos dias. A meta é atender a todos os protetores e cuidadores cadastrados.

Quem faz o trabalho de separação por cor são voluntários do programa Família Solidária e também voluntários aleatórios, que atuam em uma sala do Pró-Hiper, onde foram instaladas as chamadas mesas coletoras. Essa etapa é fundamental pois, uma vez já separadas por cor, as tampinhas chegam a valer até três vezes mais na hora da venda. A sala fica aberta todas as terças, quintas e sextas-feiras, das 14h às 18h e também aos sábados, das 9h às 13 horas.

Atualmente, há mais de 300 pontos de coleta espalhados pela cidade. Isto é, locais onde é feita a recolha das tampinhas plásticas, com a identificação visual da campanha. A relação completa desses pontos está disponível para consulta no site da Prefeitura. Quem tiver interesse em se tornar um ponto de coleta deve entrar em contato com o Fundo Social, pelo telefone 4798-5143. O órgão disponibiliza o material para identificação do projeto, como cartazes e adesivos.

O Tampinha Solidária é uma ação permanente, portanto é importante que as pessoas continuem separando tampinhas plásticas e destinando aos pontos de coleta, para depois serem recolhidas pelo Fundo Social. Vale lembrar que qualquer tipo de tampa plástica pode ser doada, desde a tradicional tampinha de garrafas pet, até produtos como detergente, requeijão, canetas ou potes de sorvete, por exemplo.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone do Fundo Social, que é o 4798-5143. (Lívia de Sá)