Fundo Social faz a primeira entrega de ração do projeto Tampinha Solidária

Fundo Social

12 de julho de 2019

O Fundo Social de Mogi das Cruzes promoveu, na tarde desta sexta-feira (12/07), a primeira entrega de ração do projeto Tampinha Solidária. A beneficiada pela ação foi Maria Lúcia da Silva, protetora independente do bairro do Botujuru, que cuida atualmente de 139 cachorros e 32 gatos resgatados das ruas e de outros abrigos. A ela, o Fundo Social destinou 24 pacotes de ração, num total de 340 quilos de alimento.

A presidente do Fundo Social, Karin Melo, participou da entrega e destacou a importância do projeto. “Esta é uma ideia que surgiu no Rio Grande do Sul, com o programa Tampinha Legal e que decidimos trazer para Mogi, porque entendemos que é uma ação benéfica em vários aspectos. Incentivamos a reciclagem, por meio da separação de tampinhas plásticas que antes iam direto para o lixo e, por outro lado, podemos ajudar protetores e cuidadores de animais da cidade”.

Maria Lúcia agradeceu ao Fundo Social pela doação e pontuou que os pacotes de ração serão muito úteis. “Sempre cuidei dos bichinhos, porque gosto muito deles, mas às vezes é difícil conseguir comprar a ração deles, porque são muitos. Essa ação do Fundo Social vai me ajudar demais, então também já estou juntando tampinhas e pedindo a ajuda de todos os vizinhos para juntarem também”, disse.

Karin lembrou que a entrega de hoje resulta da primeira venda de tampinhas, porém novas compras serão feitas em breve e a meta é atender todos os protetores e cuidadores cadastrados no Fundo Social. A primeira venda foi realizada há pouco mais de uma semana. Foram cerca de 2 toneladas de tampinhas vendidas, que possibilitaram a compra de 60 pacotes de ração, (50 para cachorros, com 15 quilos cada e 10 para gatos, com 10 quilos cada), num total de 850 quilos.

Com essa primeira compra, o Fundo Social vai beneficiar nove protetores independentes. A seleção dos primeiros contemplados foi feita com base na urgência de cada um e na quantidade de animais que cada cuidador reúne. Na próxima segunda-feira (15/07) serão feitas mais duas entregas, sendo uma na Vila Nova Aparecida, em Cezar de Souza, e outra em Sabaúna. Já na terça-feira (16/07) haverá quatro entregas, no Jardim Layr, Jardim Universo, Jundiapeba e Parque São Martinho.

Além desses primeiros pacotes de ração, o Fundo Social estima que já há mais cerca de duas toneladas de tampinhas arrecadadas, que estão passando pelo processo de separação de cor. Quem executa esse trabalho são voluntários do programa Família Solidária e também voluntários aleatórios, que se predispõem a ajudar. O Fundo Social montou uma sala no piso térreo do prédio do Pró-Hiper, onde foram instaladas as chamadas mesas coletoras, que permitem a separação das tampinhas por cor.

Essa etapa é fundamental pois, uma vez já separadas por cor, as tampinhas chegam a valer até três vezes mais na hora da venda. A sala do Pró-Hiper fica aberta todas as terças, quintas e sextas-feiras, das 14h às 18h e também aos sábados, das 9h às 13 horas. Aos interessados em colaborar com esse trabalho, basta comparecer à sala, que está em atividades desde o dia 17 de maio.

Atualmente, há mais de 300 pontos de coleta espalhados pela cidade. Isto é, locais onde é feita a recolha das tampinhas plásticas, com a identificação visual da campanha. A relação completa desses pontos está disponível para consulta no site da Prefeitura. Quem tiver interesse em se tornar um ponto de coleta deve entrar em contato com o Fundo Social, pelo telefone 4798-5143. O órgão disponibiliza o material para identificação do projeto, como cartazes e adesivos.

O Tampinha Solidária é uma ação permanente, portanto é importante que as pessoas continuem separando tampinhas plásticas e destinando aos pontos de coleta, para depois serem recolhidas pelo Fundo Social. Vale lembrar que qualquer tipo de tampa plástica pode ser doada, desde a tradicional tampinha de garrafas pet, até produtos como detergente, requeijão, canetas ou potes de sorvete, por exemplo.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone do Fundo Social, que é o 4798-5143. (Lívia de Sá)