Fundo Social forma 540 alunos do terceiro ciclo de cursos profissionalizantes

Fundo Social

27 de setembro de 2019

A presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Karin Melo, conduziu nesta sexta-feira (27/09) duas cerimônias de formatura dos alunos que concluíram cursos profissionalizantes gratuitos pelo terceiro ciclo de 2019. Foram, ao todo, 540 formandos, da Escola de Empreendedorismo e Inovação (EEI), do Polo Regional da Escola de Beleza e da modalidade cursos descentralizados.

Nas duas cerimônias, Karin destacou que essas formaturas fazem parte do calendário de comemorações do aniversário de 459 anos de Mogi das Cruzes e falou também sobre o momento que a Prefeitura vive, de conseguir entregar equipamentos e serviços essenciais, em atendimento direto à demanda da população, após muito planejamento, diante de um cenário economicamente desfavorável.

“Ainda estamos atravessando uma das maiores crises dos últimos tempos, mas sempre saímos dessas situações fortalecidos. Este é o momento de ir em busca de capacitação, pois aos poucos o mercado volta a contratar e sairá na frente quem estiver preparado”, frisou, mencionando também o aspecto de socialização que os cursos proporcionam.

“Visitei nesta semana a última aula do curso de Gastronomia e ali eu percebi como o grupo estava unido. Mais do que buscar conhecimento, vocês formam uma verdadeira família. Tenho certeza que isso acontece não só no curso de Gastronomia, como em todos os outros, e isso é fundamental para todos nós”, complementou.

O prefeito Marcus Melo participou da formatura da tarde e também falou sobre a importância da capacitação profissional para todos que buscam a geração de renda e a inserção ou reinserção no mercado de trabalho. “Nós nunca devemos parar de buscar conhecimento. A vida oferece oportunidades para aqueles que estão um passo à frente, como é o caso de vocês. Parabéns por irem atrás desse algo a mais, por se aperfeiçoarem e obrigado por confiarem no trabalho da Prefeitura e do Fundo Social”, ressaltou.

As formaturas também contaram com a presença da diretora técnica regionalizada do Fundo Social de São Paulo, Margareth Martins de Godoy Freitas, que representou a presidente do conselho deliberativo do Fundo Social de São Paulo e primeira-dama do Estado, Bia Doria e o presidente executivo do Fundo Social de São Paulo, Filipe Sabará. Em seu discurso, ela elogiou o trabalho desenvolvido pelo Fundo Social de Mogi e falou sobre a política acertada de criar os fundos sociais municipais.

“Deixo aqui um forte abraço em nome da primeira-dama, Bia Dória e do presidente do Fundo Social de São Paulo, Filipe Sabará. Queria dizer que eu fiz parte do início dessa história, quando, 35 anos atrás, surgiu a proposta da criação dos fundos sociais municipais. Hoje, quando vejo um trabalho maduro e bem desenvolvido, como o do Fundo Social de Mogi, percebo que estávamos certos desde o início. Parabéns ao Fundo Social de Mogi. Ver tudo isso acontecendo é muito gratificante”, pontuou.

Formanda do curso de construção civil, Maria Augusta dos Santos Toledo foi uma das que falou em nome de todos os outros alunos. “Quando ouvi falar do curso, a princípio não acreditei que um curso gratuito poderia ter um conteúdo tão completo, tanto na teoria quanto na prática. Fiquei muito surpresa e muito feliz com tudo o que aprendi. E são tantas opções de curso. Se ficarem na dúvida, façam todos”, sugeriu.

Na parte da manhã, receberam os certificados de conclusão 232 alunos que tiveram aulas na Escola de Empreendedorismo e Inovação, pelos cursos de gastronomia, maquiagem, manicure e pedicure, pequenos reparos e também das minioficinas de culinária e cartonagem.

Já no período da tarde, foram certificados 308 alunos que fizeram aulas no Polo Regional da Escola de Beleza e também ao alunos dos cursos descentralizados. Do Polo Reginal, foram 256 formandos, dos cursos de construção civil, assistente de cabeleireiro, depilação e design de sobrancelhas, manicure e pedicure, maquiagem e corte e costura.

Já dos cursos descentralizados, foram 52 alunos certificados, sendo 28 do curso de corte e costura oferecido na Associação de Amigos dos Bairros Jardim Piatã I e II e 24 do curso de manicure e pedicure ministrado na sede da Sociedade Amigos de Sabaúna, no distrito homônimo.

Os cursos profissionalizantes do Fundo Social se tornaram diretriz prioritária entre as ações desenvolvidas pelo órgão. A partir da oferta de qualificação de mão de obra, eles capacitam os cidadãos a buscarem oportunidades de geração de emprego, renda e, consequentemente, melhores condições de vida.

As cerimônias de formatura do Fundo Social também contaram com a participação do vice-prefeito, Juliano Abe, da secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva, do diretor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Claudio Costa, além de representantes da Secretaria Municipal de Educação e coordenadores das unidades onde as aulas foram ministradas.

Inscrições ciclo 4

Foram encerradas às 17 horas desta sexta-feira (27/09) as inscrições para o ciclo 4 dos cursos profissionalizantes do Fundo Social. Ao todo, inscreveram-se 2069 pessoas, sendo 1331 inscritos nos cursos disponibilizados na Escola de Empreendedorismo e Inovação e 738 inscritos nos cursos a serem ministrados no Polo Regional da Escola de Beleza.

Na próxima segunda-feira (30/09), será feito sorteio para geração das primeiras listas de chamada, que serão divulgadas na terça-feira (01/09). Depois disso, entre os dias 2 e 4 de outubro, os convocados devem procurar a sede do Fundo Social ou então o Polo Regional da Escola de Beleza, para fazerem as matrículas.

Para se matricular, é preciso apresentar cópias do RG, CPF e comprovante de residência. No caso de menores de idade, a matrícula e apresentação dos documentos necessários deverão ser feitas pelo pai, mãe ou responsável legal. (Lívia de Sá)