Primeira feira de adoção do programa Tampinha Solidária será neste sábado

Fundo Social

10 de setembro de 2019

O Fundo Social de Mogi das Cruzes vai realizar neste sábado (14/09) a primeira feira de adoção de cães e gatos pelo programa Tampinha Solidária. A feira será no Parque Centenário, entre 9h e 15 e será feita em parceria com a Coca-Cola Femsa, que também estará no parque nesse dia, promovendo o evento Praça da Cidadania.

Na feira de adoção, haverá cerca de 10 a 12 animais, entre cães e gatos, disponíveis para doação. Os animais são provenientes dos cuidadores e protetores cadastrados no Fundo Social e serão doados já castrados e vacinados. Isso faz parte do trabalho da equipe do Fundo Social, que visitou todos os protetores cadastrados, para verificar pontualmente a situação de cada.

Em alguns abrigos, foi identificado um número excessivo de animais perante a capacidade e estrutura do espaço, o que gerou a ideia da feira de adoção. A ação deste sábado será a primeira experiência, porém a ideia do Fundo Social é repetir a feira em caráter mensal, no primeiro domingo de cada mês, juntamente ao Varejão, no Mercado Municipal do Produtor Minor Harada.

Os interessados em adotar um animal neste sábado precisarão apresentar documentos pessoais, como RG, CPF e comprovante de residência e também terão de passar por uma entrevista, para avaliar se estão aptos a assumirem a responsabilidade de um novo pet.

A feira representa mais uma etapa do programa Tampinha Solidária, que foi lançado oficialmente em março deste ano e tem sido um grande sucesso entre o público da cidade, além de já ter se tornado modelo para municípios vizinhos.

O programa se espelhou no projeto Tampinha Legal, do estado do Rio Grande do Sul e consiste na conversão de tampinhas plásticas que seriam jogadas no lixo em recursos, inteiramente utilizados na compra de ração, que é doada para protetores cadastrados no Fundo Social.

Assim, é uma ação de conscientização ambiental, que reduz o volume de lixo produzido no município, estimula a reciclagem e, ao mesmo tempo, fomenta a posse responsável de cães e gatos.

“A feira significa mais um avanço do Tampinha Solidária, que só vem crescendo desde o lançamento. Estamos tendo um feedback muito positivo na questão da separação das tampinhas, tanto que já estamos com mais de 300 pontos de coleta na cidade e recebemos diariamente doações de tampinhas dos mais diversos locais”, pontua a presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Karin Melo, lembrando ainda que acaba de ser feita a terceira venda de tampinhas, que vai permitir beneficiar mais protetores da cidade.

Com essa terceira venda, já são quase 5,5 toneladas de tampinhas plásticas arrecadadas e vendidas no âmbito do programa Tampinha Solidária e revertidas em mais de 2 toneladas de ração, inteiramente doadas às ONGs e protetores independentes de animais da cidade. Antes de seguirem para a venda, as tampinhas passam pelo processo de separação por cor, o que garante que o produto tenha um valor de venda até três vezes maior.

A separação é feita em uma sala do Pró-Hiper, onde atuam voluntários, cadastrados no programa Família Solidária. A sala funciona todas as terças, quintas e sextas-feiras, das 14h às 18h e também aos sábados, das 9h às 13h. Quem quiser se tornar um voluntário e ajudar no processo de separação, pode comparecer diretamente à sala do Pró-Hiper ou então se cadastrar no Família Solidária, por meio de formulário disponível no site da Prefeitura.

O Parque Centenário, onde acontecerá a feira de adoção neste sábado, fica na avenida Francisco Rodrigues Filho, s/n, em Cezar de Souza. Além da feira, o público que comparecer ao parque poderá desfrutar de atividades de esporte e lazer, oficinas de compostagem e reciclagem, orientações sobre saúde bucal, serviços de saúde e cuidado pessoal, orientações sobre meio ambiente, serviços de atendimento social, recreação para as crianças e captação de currículos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-5143.