Iprem realiza Assembléia Geral Anual na próxima terça-feira

Instituto de Previdência Municipal

17 de junho de 2009
O evento é aberto aos servidores atendidos pelo instituto e atende a uma determinação legal que prevê a divulgação de informações sobre o sistema

O Instituto de Previdência Municipal (Iprem) de Mogi das Cruzes realizará na próxima terça-feira (23/06), às 18h30, na sede da Câmara (Auditório Vereador Tufi Elias Andery), sua 4ª Assembléia Geral Anual, relativa ao exercício de 2008. O evento é aberto aos servidores atendidos pelo regime próprio de previdência e atende a uma determinação legal que prevê a divulgação de informações sobre o sistema, como, por exemplo, aplicações, demonstrativos de resultados e de equilíbrio financeiro.

O diretor-superintendente do Iprem, Paulo Vicentino, lembra que o instituto foi criado em 2005 e, desde então, anualmente realiza uma assembléia para a divulgação destas informações. Atualmente, 1.903 servidores da Prefeitura, Semae e Câmara fazem parte do regime próprio de previdência municipal, além dos aposentados e pensionistas. "O Iprem, assim como as demais entidades do tipo, segue um conjunto de normais muito rigorosas definidas pelo Ministério da Previdência", comentou, destacando que cada norma está amparada em uma legislação específica.

Ele lembra que Mogi das Cruzes possui seu Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) vigente, o que significa o cumprimento um conjunto de 33 exigências estabelecidas pelo Ministério da Previdência. Entre elas, estão o demonstrativo da política de investimentos, aplicações financeiras de acordo com as resoluções do Conselho Monetário Nacional (CMN), acesso dos segurados às informações do regime, equilíbrio fiscal e atendimento ao auditor fiscal. "Todos estes itens estão em situação regular", frisa Vicentino.

Outra exigência que o Iprem cumpre é a formação técnica de um de seus funcionários para a aplicação dos recursos. Esta capacitação é feita por meio de um curso ministrado pela Associação Nacional de Bancos de Investimento (Anbid), que assegura a habilidade técnica para realizar as aplicações financeiras necessárias ao Instituto. (MAS)