Iprem realizará 9ª Assembléia Anual no dia 5 de junho, na Câmara Municipal

Instituto de Previdência Municipal

07 de maio de 2014

O Instituto de Previdência Municipal (Iprem) realizará, no dia 5 de junho, a 9ª Assembleia Geral Anual de Prestação de Contas, referente do exercício de 2013. A audiência ocorrerá às 18h30, no Auditório Tufi Elias Andery, na Câmara Municipal. A prestação anual de contas é uma obrigação legal da autarquia e serve para que sejam apresentados todos os atos praticados no exercício anterior, como aplicações, metas e investimentos. Atualmente, a Prefeitura de Mogi das Cruzes possui 3.435 servidores estatutários, enquanto a Câmara conta com 53, o Semae com 121 e o Iprem com quatro.

"Trata-se de um balanço geral sobre a saúde financeira do Iprem. Sempre no mês de junho fazemos a prestação de contas a todos os segurados, tanto os servidores efetivos, como aposentados e pensionistas da Prefeitura, Câmara, Semae e Iprem. Nela mostramos todos os atos e aplicações do Instituto no exercício anterior, que neste caso será o do ano passado", explica o diretor-superintendente do Iprem, Paulo Vicentino, acrescentando que todos os servidores, ativos ou aposentados, estão convidados a participar do evento.

Criado pela Lei Complementar nº 35/2005, o Iprem gerencia o Regime Próprio de Previdência Social do Município de Mogi das Cruzes (RPPS-MC). O instituto é constituído pela Assembléia Geral, integrada por todos os segurados; Conselho de Administração, integrado por nove membros, sendo sete eleitos, um indicado pelo Poder Executivo e um indicado pelo Poder Legislativo; Conselho Fiscal, integrado por três membros, todos eleitos; e a Diretoria Executiva, composta por um Diretor Superintendente, auxiliado por um Diretor de Previdência e um Diretor Financeiro. A administração do Iprem é feita por meio da Diretoria Executiva e dos órgãos integrantes de sua estrutura hierárquica ou funcional.

Reconhecimento

A administração do Iprem vem sendo reconhecida fora da cidade. No ano passado, por exemplo, o instituto mogiano recebeu o Prêmio Boas Práticas de gestão de Regimes Próprios de Previdência Social, na categoria instituições de médio porte (que possuem entre 2001 e 5.000 segurados). O prêmio reconhece as entidades que desenvolvem práticas baseadas nos princípios de transparência, equidade, ética, além de responsabilidade social e corporativa.

Além disso, também no ano passado Paulo Vicentino tomou posse como membro do Conselho de Administração da Associação Paulista de Entidades de Previdência do Estado e dos Municípios (Apeprem), para o biênio 2013/2015. "A entidade congrega instituições de todo o Estado de São Paulo e é muito respeitada em todo o Brasil. eSTE mandato na Apeprem é resultado do bom trabalho realizado pelo Iprem e das boas práticas de gestão adotadas em Mogi", observa. (MAS)