Prefeito entrega trator e plaina para agricultores e anuncia melhorias para a Chácara Santo Ângelo

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

23 de novembro de 2018
O prefeito Marcus Melo entregou m trator agrícola New Holand, doado pelo Incra - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em São Paulo e uma plaina hidráulica do programa Novos Caminhos . . .

O prefeito Marcus Melo entregou, na tarde desta quinta-feira (22/11), na sede da Aprojur (Associação dos Produtores Rurais de Jundiapeba e Região) na Chácara Santo Ângelo, um trator agrícola New Holand, doado pelo Incra - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em São Paulo e uma plaina hidráulica do programa Novos Caminhos para produtores rurais do Distrito de Jundiapeba. Melo anunciou melhorias na estrada principal do bairro, que receberá 200 metros de asfalto na frente da Escola Municipal João Antonio Batalha e serviços de bica e fresa.

“Assumimos o compromisso de melhorar toda a via principal, inclusive colocando 200 metros de asfalto na frente da escola municipal. Vamos trazer melhoria para toda a via principal, o que vai beneficiar mais de 1 mil famílias que residem aqui  no bairro”, disse o chefe do executivo. Além do trecho asfaltado, a estrada principal da Chácara Santo Ângelo receberá 1,7 quilômetros de bica e 1,4 quilômetros de fresa. As melhorias terão início em dezembro.

Melo também destacou que os moradores do bairro irão definir o destino de uma área disponível na região. “É uma área que está livre e pertence ao Incra. Este local pode receber algum equipamento de serviço para a região e cabe aos moradores declararem seus interesses, que pode ser uma creche, uma área de lazer”.

Novo trator e plaina

Durante a entrega, o prefeito, acompanhado pelas autoridades, assinou junto aos presidentes da Aprojur, Ivo Bernardo e da Associação dos Assentados da Várzea do Rio Jundiaí, ran Paulo da Silva, a cessão de uso dos equipamentos que serão utilizados pelos próprios produtores para a manutenção das estradas secundárias da região.

O trator faz parte de um conjunto de 46 tratores entregues, sendo 26 pela Sead do Governo Federal destinados a cidades com menos de 50 mil habitantes e 20 pelo Incra para assentamentos no Estado de São Paulo. O assentamento localizado no Distrito de Jundiapeba foi um dos contemplados com o apoio do superintendente regional do Incra em São Paulo, Edson Alves Fernandes, responsável pela doação, que foi representado no evento por Francisco Marotti.

“Os equipamentos serão utilizados para manutenções leves e periódicas nas estradas secundárias do bairro, o que irá melhorar o tráfego e a manutenção destas vias”, explicou o secretário de Agricultura, Renato Abdo. Em 2018, os produtores mogianos da agricultura familiar irão fornecer 244 toneladas de alimentos, superando em 56% o volume fornecido em 2017, que foi de 156 toneladas.

Um grupo de 58 famílias de agricultores familiares do local tem participado de atividades de capacitação, realizadas pela Pasta, por meio do programa Alimento Saudável é Alimento Seguro, em parceria com Escritório de Desenvolvimento Rural de Mogi das Cruzes da CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento e do Sebrae-SP. Os produtores também participam das reuniões de segurança rural.

O agronegócio mogiano tem ganhado destaque com o programa Mogi é Agro, que visa desenvolver o potencial agropecuário de Mogi das Cruzes em seus diferentes nichos mercadológicos e conta com os projetos Assistência Técnica e Extensão Rural, Bela Feira, Mogi + Água, Segurança Rural e Novos Caminhos. Participaram do evento o diretor da CATI em Mogi das Cruzes, Felipe Monteiro Martins, os vereadores Antonio Lino e José Francimário Vieira de Macedo, o Farofa e os secretários municipais Dirceu Lorena de Meira, de Serviços Urbanos, Clodoaldo de Moraes, de Desenvolvimento Econômico e Social e coronel Paulo Roberto Madureira Sales, de Segurança. (Kelli Correa Brito)