Prefeito Marcus Melo recebe delegação da província chinesa de Guangxi

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

18 de outubro de 2018
O prefeito Marcus Melo destacou a importância de novas parcerias para a cidade, que está estreitando laços com a China. (Foto: Guilherme Berti/PMMC)

O prefeito Marcus Melo recebeu na manhã desta quinta-feira (18/10) na sede da Secretaria de Agricultura, no Mogilar, a delegação da província de Guangxi, localizada no sudoeste da China. O grupo, que está no Brasil para pesquisar sobre a produção de cana-de-açúcar e etanol, se interessou em conhecer o agronegócio mogiano, destaque na produção nacional de caqui, nêspera, cogumelos e flores e que movimenta anualmente cerca de R$ 1 bilhão.

Mogi das Cruzes tem estreitado seu relacionamento com a China. Em setembro foi assinado um tratado de cooperação econômica, cultural e tecnológica com a cidade de Weifang, que enviará uma comitiva para Mogi em novembro. “Receber uma comitiva da China é uma oportunidade de aprendermos mais e estreitarmos o relacionamento institucional e comercial. Esse intercâmbio e interface com os chineses são importantes para nossa cidade”, disse o prefeito.

O secretário de Agricultura da província chinesa, Li Wengang, parabenizou a cidade pelo trabalho no setor. “São oferecidos muitos programas para a população e a cidade produz alimentos para todo o Estado de São Paulo. É um ótimo trabalho”, disse. Wengang, acompanhado por mais dez representantes da província, convidou o prefeito Marcus Melo para conhecer Guangxi. A próxima parada do grupo foi na cidade de Campinas, interior de São Paulo.

Os chineses conheceram o programa Mogi é Agro, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura. Os projetos que integram o programa, como o Assistência Técnica e Extensão Rural, Bela Feira, Mogi + Água, Segurança Rural e Novos Caminhos, foram apresentados pelo titular da Pasta, Renato Abdo. “Esta visita, além de possibilitar a troca destas informações, abre um potencial muito grande para o município, criando no empreendedor rural o pensamento exportador de sua propriedade”, disse. (Kelli Correa Brito)