Varejão receberá campanha sobre rótulos de alimentos neste domingo

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

30 de agosto de 2018
O Mercado do Produtor Minor Harada, no Mogilar, recebeu melhorias, que serão entregues nesta terça-feira ((11/12), às 11 horas. (Foto: Ney Sarmento/PMMC)

Em comemoração ao Dia do Nutricionista, comemorado no dia 31 de agosto, o Mercado do Produtor Minor Harada, no Mogilar, receberá neste domingo (02/09), das 8 às 12 horas, o evento “Tenda da Rotulagem”, uma parceria entre a Liga da Academia de Nutrição (LANUT) da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) com apoio da Secretaria de Agricultura. O evento tem como objetivo exigir clareza e transparência na rotulagem, além de permitir uma escolha consciente do consumidor.

A atividade realizada pelos alunos do curso de Nutrição da UMC, com a supervisão da professora Katherine Veras, faz parte de uma campanha em defesa do modelo de rotulagem frontal de advertência em produtos alimentícios. O tema atualmente está em discussão na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e em outubro, será realizada uma consulta pública sobre o tema.

“Vamos abordar os consumidores, explicar a eles sobre as mudanças propostas para os rótulos e arrecadar assinaturas para a petição em favor da proposta de rotulagem, que já conta com apoio de mais de 75 mil pessoas em todo país. O objetivo é conscientizar sobre as informações das embalagens dos produtos consumidos diariamente”, explicou Jamile Ramos, coordenadora do curso de Nutrição da UMC.

Além disso, a campanha busca alertar sobre diversos produtos ultraprocessados que não só escondem informações importantes do consumidor, como também apresentam alegações supostamente saudáveis, como “rico em fibras”, “integral”, “rico em cálcio”, “rico em vitaminas”, quando na verdade, o produto contém excesso de sal, açúcar e gorduras, além de outros nutrientes acima dos níveis recomendados pela Organização Mundial da saúde (OMS).

O Mercado do Produtor, centro de comércio atacadista e varejista de produtos hortifrutigranjeiros de Mogi das Cruzes e região, fica na Avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, 550, no Mogilar e é atual sede da Secretaria de Agricultura. Funciona de segunda à sexta, das 4 às 17 horas, como mercado atacadista. Ás sextas-feiras, das 17 às 22, é realizada a Feira Noturna e aos domingos, acontece o Varejão da Cobal. (Kelli Correa Brito)