11ª Conferência Municipal de Assistência Social acontecerá nesta sexta no Cemforpe

20 de julho de 2017

A Secretaria Municipal de Assistência e o Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS) realizarão nesta sexta-feira (21/07), das 8 às 16h30, a 11ª Conferência Municipal da Assistência Social “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social)”. Os preparativos para o evento começaram em junho deste ano com uma série de encontros preparatórios em diferentes pontos da cidade.

Foram realizadas sete pré-conferências entre os dias 2 e 28 de junho, tendo como base os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), equipamentos responsáveis pela gestão territorial da proteção social básica, respondendo ao princípio de descentralização do SUAS. As ações foram organizadas por comissões territoriais, que contaram com a participação de representantes dos CRAS, CREAS, Centro Pop, organizações da sociedade civil, associações de bairros, lideranças comunitárias, e, especialmente, com a população atendida nos serviços da assistência social.

Durante a 11ª Conferência Municipal serão discutidas e aprovadas as propostas enviadas para o Conselho Municipal de Assistência Social durante estes eventos preparatórios, que fomentaram a discussão local visando à compreensão das diferentes realidades e ampliaram a participação do público na formulação de novas propostas na área. A Conferência Municipal de Assistência Social é um espaço democrático de avaliação e proposição de propostas para a construção de políticas públicas.

“A partir das necessidades dos territórios, das contribuições que recebemos dos usuários das políticas públicas de assistência, dos trabalhadores e organizações da sociedade civil, temos o desafio de pensar nas prioridades para a Política de Assistência Social, bem como contribuir para o aperfeiçoamento das políticas sociais”, afirma a Secretária Municipal de Assistência Social, Neusa Marialva.

O Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS) destaca a importância deste momento “A Conferência Municipal é o processo pelo qual os usuários (as),os trabalhadores(as) e a as organizações da sociedade civil (OSC) junto com a gestão pública conferem o estágio de implementação  do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e realizam propostas pensando nos próximos dois anos, para o município, Estado e União, além de ser um espaço de aproximação com a população”. afirma a presidente do COMAS que integra a Comissão Organizadora da Conferência Municipal, Adriana Ferreira dos Santos.

Podem participar da Conferência Municipal os delegados (as) eleitos nas Pré-Conferências já realizadas nos territórios e delegados(as) natos(as) conselheiros(as) titulares e suplentes do Conselho Municipal de Assistência Social – COMAS, conforme Informe COMAS nº 01/2017, desde que devidamente credenciados(as), com direito a voz e voto.

O evento também está aberto, na condição de observadores com direito a voz, a todas as pessoas envolvidas na Assistência Social (representantes de órgãos públicos; trabalhadores da área ou de outras políticas que façam um trabalho em interface; representantes de organizações da sociedade civil; usuários e representantes de organizações de usuários; representantes de conselhos setoriais e de defesa de direitos e representantes de Universidades, dos poderes Legislativo Federal, Estadual e Municipal, Judiciário e também do Ministério Público).  (Kelli Correa Brito)