Assistência Social e Comas realizam nova pré-conferência nesta quarta-feira

13 de junho de 2017

A Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Conselho Municipal de Assistência Social (Comas) realizam nesta quarta-feira (14/06), a partir das 13 horas, o terceiro de sete encontros preparatórios para a 11ª Conferência Municipal da Assistência Social. O novo encontro será realizado na Escola Municipal Professora Cleonice Feliciano, que fica na rua Guaratinga, nº 400, no Jardim Piatã.

As Pré-Conferências começaram no dia 2 de junho e já passaram pelo Distrito de Jundiapeba e pelo Centro, reunindo cerca de 280 pessoas no total. Outras quatro reuniões estão marcadas até 28 de junho (confira programação abaixo).

Os encontros são preparatórios para a 11ª Conferência da Assistência Social “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, que acontecerá em julho, com objetivo de fomentar discussões locais visando a compreensão das diferentes realidades e ampliando a participação do público na elaboração de novas propostas.

Os encontros seguem quatro eixos temáticos: 1) A proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos; 2) A gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; 3) Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantia de direitos socioassistenciais; 4) A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federados para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Para melhorar a compreensão, os temas são expostos de forma lúdica. “A abertura dos encontros é feita com uma peça teatral da Cia Radiofônica, que mostra histórias do cotidiano para exemplificar diversas situações nas áreas de atendimento da Assistência Social”, explica a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, que integra a Comissão Organizadora da Conferência Municipal, Adriana Ferreira dos Santos.

As Pré-Conferências são realizadas com base nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), equipamentos responsáveis pela gestão territorial da proteção social básica, respondendo ao princípio de descentralização do Sistema Único da Assistência Social. Os encontros contam com a presença de representantes de equipamentos e entidades localizadas no entorno, que discutem as necessidades do território, facilitando a preparação dos delegados e observadores.

Podem participar das Pré-Conferências todas as pessoas envolvidas na Assistência Social e interessados como: gestores de Assistência Social e representantes de órgãos públicos; trabalhadores da Assistência Social e de outras políticas que mantenham interface com a área; representantes de entidades sociais; usuários e representantes de organizações de usuários; representantes de conselhos setoriais (saúde, educação, etc.) e de defesa de direitos (criança e adolescente, idoso, pessoa com deficiência, mulher, etc.); representantes de Universidades, Poder Legislativo Federal, Estadual e Municipal, do Judiciário e do Ministério Público.

Confira as datas e locais das próximas Pré-Conferências:

14/06/2017 - 13 horas -  CRAS Centro / Região Rural e Divisa

Local: Escola Municipal Professora Cleonice Feliciano