Assistência Social e Comas realizam pré-conferências a partir do dia 2 de junho

Secretaria de Assistência Social

31 de maio de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Conselho Municipal de Assistência Social (Comas) iniciam na próxima semana uma série de encontros preparatórios para a 11ª Conferência Municipal da Assistência Social “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, que acontecerá em julho. O objetivo é fomentar a discussão local visando à compreensão das diferentes realidades e ampliar a participação do público na formulação de novas propostas na área.

Serão realizadas sete Pré-Conferências entre os dias 2 e 28 de junho, tendo como base os Centros de Referência da Assistência Social (Cras), equipamentos responsáveis pela gestão territorial da proteção social básica, respondendo ao princípio de descentralização do Sistema Único da Assistência Social. Para a organização das ações foram montadas comissões territoriais com a participação dos trabalhadores dos CRAS, CREAS, Centro Pop, entidades sociais, associações de bairros, lideranças comunitárias, e especialmente com a população atendida nos serviços da assistência social. As propostas serão enviadas para discussão na 11ª Conferência Municipal.

Os encontros também devem contribuir para iniciar as discussões a partir das necessidades do território, facilitando a preparação dos delegados e observadores. “Nosso objetivo é promover uma ampla divulgação da 11ª Conferência para promovermos uma avaliação do Sistema Único de Assistência Social em nossa cidade e recebermos contribuições dos usuários, trabalhadores e entidades sociais com foco no aperfeiçoamento das políticas públicas”, afirma a secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva.

O Conselho Municipal de Assistência Social destaca a importância da preparação para a Conferência Municipal “É um espaço de aproximação com a população atendida, um momento de escuta, de conferir o que foi realizado nos últimos dois anos e de propor novas ações, além e ser um espaço de fortalecimento da rede local e articulação com as demais políticas públicas”, afirma a presidente do Comas que integra a Comissão Organizadora da Conferência Municipal, Adriana Ferreira dos Santos.

Podem participar das Pré-Conferências todas as pessoas envolvidas na Assistência Social e interessados como: gestores de Assistência Social e representantes de órgãos públicos; trabalhadores da Assistência Social e de outras políticas que mantenham interface com a área; representantes de entidades sociais; usuários e representantes de organizações de usuários; representantes de conselhos setoriais (saúde, educação, etc.) e de defesa de direitos (criança e adolescente, idoso, pessoa com deficiência, mulher, etc.); representantes de Universidades, Poder Legislativo Federal, Estadual e Municipal, do Judiciário e do Ministério Público.


Confira as datas, locais e horários das Pré-Conferências:

02/06/2017 – 13 horas - CRAS Jundiapeba I e CRAS Jundiapeba II

Local: CEMPRE Lourdes Romeiro Iannuzzi

Rua Benedicto dos Santos, 930 - Nova Jundiapeba

08/06/2017 – 13 horas - CRAS Centro / Região Central

Local: Ciarte

Rua Dr Ricardo Vilela, n° 69 – Centro

14/06/2017 - 13 horas -  CRAS Centro / Região Rural e Divisa

Local: Escola Municipal Professora Cleonice Feliciano

Rua Guaratinga, 400 – Jardim Piatã

22/06/2017 – 13 horas - CRAS Vila Nova União

Local: Instituto Amor Misericordioso – Centro Familiar Maria Medianeira

Rua Joaquim de Mello Freire Jr., 1530 – Vila Nova União

23/06/2017 – 13 horas – CRAS Jardim Layr

Local: Congregação das Irmãs Ursulinas

Rua Santa Ângela Mérici, 05 - Conjunto Santo Ângelo

27/06/2017 - 9 horas CRAS Jardim Aeroporto III

Local: Instituto Amor Misericordioso

Rua João Gualberto Mafra Machado, 18 – Vila Brasileira

28/06/2017 – 13 horas - CRAS Cezar de Souza

Local: Cempre Prof. José Limongi Sobrinho

Avenida Felipe Sawaya, 595 - Botujuru