Assistência Social e Comas realizam pré-conferências na cidade

08 de maio de 2017

A Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Conselho Municipal de Assistência Social (Comas) iniciaram as pré-conferências preparatórias para a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social, que acontecerá no próximo mês de julho. As pré-conferências cumprem as deliberações do SUAS - Sistema Único da Assistência Social para a condução das políticas públicas na área.

O primeiro encontro preparatório foi realizado na última sexta-feira (05/5), no auditório do Cemforpe. O tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS” foi apresentado pela palestrante Damares Pereira Vicente, mestre e doutora em Serviço Social, com experiência profissional e acadêmica em diversas áreas da Assistência Social e Saúde. Atua também como pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho e Profissão da PUC-SP e do Núcleo de Estudos sobre Saúde de Trabalhadores/as e Direitos Humanos do Instituto Sedes Sapientiae.

Além da palestra e dos debates, o público presente recebeu orientações sobre as pré-conferências por representantes da Comissão Organizadora da Conferência Municipal de Assistência Social. “Os encontros devem contribuir para iniciar as discussões para a Conferência Municipal de Assistência Social, tornando-a mais participativa e dinâmica”, explica a secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva.

Como nos anos anteriores, a Conferência Municipal de Assistência Social é precedida das pré-conferências nos territórios de abrangências dos CRAS – Centros de Referência da Assistência Social. Podem participar das pré-conferências todas as pessoas envolvidas na Assistência Social e interessadas como gestores e representantes de órgãos públicos; trabalhadores da Assistência Social e de outras políticas que mantenham interface com a área; representantes de entidades sociais; usuários e representantes de organizações de usuários; representantes de conselhos setoriais (saúde, educação, etc.) e de defesa de direitos (criança e adolescente, idoso, pessoa com deficiência, mulher, etc.); representantes de Universidades, Poder Legislativo Federal, Estadual e Municipal, do Judiciário e do Ministério Público.