Assistência Social promove capacitação do IRSAS para 200 técnicos

30 de março de 2017

A Secretaria Municipal de Assistência Social está concluindo nesta sexta-feira (31/03) um ciclo de capacitações do IRSAS - Informatização da Rede de Serviços da Assistência Social para 200 técnicos da administração direta e entidades sociais parceiras, como assistentes sociais, psicólogos e pedagogos. O IRSAS foi implantado em 2013 pela Prefeitura de Mogi das Cruzes para garantir o monitoramento online das informações de cadastros e atendimentos realizados na área socioassistencial.

No final do mês passado, a Secretaria de Assistência Social promoveu um encontro com representantes da Rede Socioassistencial para apresentar o processo de reestruturação do IRSAS. “Na oportunidade, também apresentamos o protocolo para utilização do IRSAS e o decreto municipal que instituiu o IRSAS como sistema oficial do município. A partir daí, surgiu a necessidade de aprofundarmos o treinamento prático para as ações do dia a dia em todos os equipamentos e instituições”, explica a assistente social Adriana Ferreira dos Santos, que atua no Departamento de Vigilância Socioassistencial, ao lado dos servidores Álex George Gonçalves Afonso e Camilla Lurnardi.

Em atendimento à legislação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a Secretaria Municipal de Assistência Social constituiu a equipe de Vigilância Socioassistencial, que trabalha para atingir os objetivos previstos na Norma Operacional Básica do SUAS. Uma das principais diretrizes é o fornecimento de informações capazes de ampliar o conhecimento das equipes dos serviços socioassistenciais sobre as características da população do território para melhor atender às necessidades e demandas existentes.

O IRSAS permite, entre outros recursos, o acompanhamento de uma família ou individuo com detalhes dos atendimentos recebidos em diferentes datas, serviços ou instituições. “É um prontuário eletrônico da família ou do indivíduo atendido pela Assistência Social, por isso, é necessário zelar pelo sigilo das informações”, acrescenta Adriana. Atualmente, o IRSAS possui 172.342 pessoas cadastradas, sendo munícipes que migraram do Cadastro Único de Assistência Social ou incluídos após a implantação do sistema.