Assistência Social promove consulta pública para construção do Plano Municipal da Infância

27 de agosto de 2018
Prefeito Marcus Melo em reunião para implantação do Programa Prefeito Amigo da Criança em Mogi das Cruzes (foto: Ney Sarmento/PMMC)

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Comitê do Programa Prefeito Amigo da Criança - PPAC, está realizando consulta pública de propostas e objetivos a serem inseridos no Plano Municipal Para Infância e Adolescência - PMIA – que, atualmente, está em construção. As sugestões podem ser realizadas por meio do link: https://goo.gl/forms/UlorXufSYVlMuiPu2 . O prazo para contribuições é até às 12 horas do dia 10 de setembro de 2018.

O formulário possui uma estrutura específica para identificação de problemas e possíveis soluções conforme metodologia sugerida pelo programa.

O Programa Prefeito Amigo da Criança (PPCA), criado em 1996, é um programa estruturado pela Fundação ABRINQ, que tem como objetivo o comprometimento dos gestores municipais em priorizar as crianças e adolescentes, como elementos de transformação social. Para auxiliá-los nessa trajetória, é oferecido, aos gestores que aderirem ao Programa, apoio por meio de materiais de suporte técnico, participação em seminários e na Rede Prefeito Amigo da Criança – onde podem, virtualmente, trocar experiências e ter contato com práticas transformadoras asseguradas em diversos cantos do país.

A proposta do programa traz um conjunto de atividades em favor da criança e adolescente, como o aperfeiçoamento da articulação e a qualificação da rede de proteção que compõe o Sistema de Garantia dos Direitos da criança e adolescente; o desenvolvimento das políticas públicas de forma planejada, participativa, intersetorial e sustentável; a realização de processos de planejamento orçamentário com destino nas políticas para infância e adolescência; a qualificação das políticas de atendimento à primeira infância; a ampliação e fortalecimento das relações institucionais entre Executivo, Judiciário e organizações sociais articulados com a rede de proteção integral.

Pretende, assim, a Fundação ABRINQ fomentar as administrações municipais a mobilizar e apoiar a implementação e execução do programa nos municípios, com a intenção de inserir ações e políticas que resultem nos avanços contínuos nas garantias dos direitos das crianças e adolescentes.

Ao realizar a adesão, a Prefeitura de Mogi das Cruzes instituiu um Comitê do Programa Prefeito Amigo da Criança que é composto por integrantes das secretarias municipais que estão relacionadas, direta ou indiretamente, com o programa, a citar, a Secretária de Saúde, Assistência Social, Educação e Habitação, e órgãos autônomos, como os Conselhos Tutelares e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)  para definir as metas para os 4 (quatro) anos de governo; elaborar e colocar em prática um plano de ação municipal; gerir e tornar público os recursos do orçamento para esse público; garantir o efetivo funcionamento dos Conselhos de Direitos e Tutelares; e, monitorar os indicadores das áreas de saúde, educação e proteção social de crianças e adolescentes, adotando as medidas estratégicas.

Dessa forma, para alcançar esse objetivo, a Prefeitura promoveu um seminário para mobilizar os atores envolvidos com o segmento criança. No seminário, ocorrido em março deste ano, concentrou-se, aproximadamente, 400 participantes, dentre eles funcionários públicos das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, representantes de entidades sociais da região, e representantes da Fundação ABRINQ, para colher dados e estabelecer as diretrizes iniciais do Programa.

Com a adesão ao Programa, a Fundação ABRINQ passa a reconhecer e dar visibilidade aos prefeitos e municípios que cumprirem a agenda de trabalho, consolidarem e institucionalizarem os processos de planejamento e de participação social e apresentarem evolução significativa dos indicadores sociais.