Assistência Social promove encontro sobre pessoas em situação de rua

Secretaria de Assistência Social

20 de junho de 2017

A Secretaria Municipal de Assistência Social promove nesta quarta-feira (21/6), a partir das 9h30, o evento “Dialogando sobre a População de Rua”, um encontro para discutir o atual cenário da situação na cidade, que será realizado no auditório da Prefeitura de Mogi das Cruzes. O objetivo é trocar informações sobre o tema para a construção de novas políticas públicas de atendimento às pessoas em situação de rua.

O público-alvo são coordenadores dos Cras e Creas, representantes de igrejas católicas e evangélicas, representantes de entidades sociais, técnicos da Assistência Social, equipe do Centro Pop e representantes do comércio local. Além da abertura oficial, o público presente assistirá às apresentações de Osni Damásio da Silva, técnico de referência da Secretaria Municipal de Assistência Social, que apresentará um panorama geral e o perfil das pessoas em situação de rua em Mogi das Cruzes, e de Marcos de Moraes, guarda civil metropolitano do município de São Paulo, que realiza um trabalho voluntário de acolhimento das pessoas em situação de rua na Capital.

Desde o início do ano, a Secretaria Municipal de Assistência Social coordena ações integradas de abordagem às pessoas em situação de rua na cidade, atuando em pontos estratégicos como Largo Bom Jesus e em outros pontos da área central, como Shangai e Praça Osvaldo Cruz e Avenida Francisco Rodrigues Filho, no Mogilar, em parceria com as Secretarias Municipais de Segurança, Serviços Urbanos e Saúde.

As equipes de abordagem conversam com a população de rua e fazem os encaminhamentos para o Centro POP, que realiza a triagem e o direcionamento aos serviços de acolhimento ou municípios de origem, dependendo da situação. No Centro Pop, as pessoas em situação de rua recebem todo o apoio imediato como banho, roupas novas e alimentação e os assistentes sociais fazem contato com as famílias, com o objetivo de resgatar os laços familiares. Num segundo momento, são oferecidos cursos profissionalizantes e outras ações que possibilitem o resgate do convívio social e da independência financeira.

Evento: “Dialogando sobre a População de Rua”

Data: Quarta-feira, dia 21 de junho

Local: Auditório da Prefeitura de Mogi das Cruze