Centro Pop de Mogi das Cruzes serve de exemplo para equipe técnica de Taubaté

17 de abril de 2018

A Secretaria Municipal de Assistência Social recebeu a visita de uma equipe da Prefeitura de Taubaté ao Centro Pop de Mogi das Cruzes. A unidade especializada no atendimento a pessoas em situação de rua serviu de referência para implantação no município do Vale do Paraíba.

A equipe formada por profissionais da Proteção Social Especial, Centro Pop e técnicos de referência para abordagem de Taubaté foi recebida pelo coordenador do Centro Pop, Osni Damásio da Silva. “O objetivo da visita foi conhecer o funcionamento, organização e metodologia de trabalho do nosso Serviço de Abordagem Social, pois a equipe deseja implantar uma proposta semelhante no município de Taubaté”, explicou.

O Centro Pop faz parte da rede de atendimento a pessoas em situação de rua de Mogi das Cruzes. Localizado no bairro do Mogilar, o equipamento responsável pelo atendimento e encaminhamento inicial, trabalho realizado por uma equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, agentes sociais, psicólogos e funcionários administrativos. A unidade recebe pessoas que frequentam as praças e outros espaços públicos encaminhados pela equipe de abordagem que, a partir de uma análise da situação, faz o direcionamento para entidades sociais. Atualmente são 150 vagas ofertadas em quatro unidades.

As equipes de abordagem da Secretaria de Assistência Social saem diariamente às ruas e percorrem praças e áreas públicas e particulares onde há registros da presença de pessoas em situação de rua. O itinerário é elaborado de acordo com a necessidade e precisa ser atualizado diariamente. No Centro Pop, todo atendimento oferece trabalho técnico para a análise das demandas dos usuários, orientação individual e grupal e encaminhamentos para outros serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas que possam contribuir na construção da autonomia, da inserção social e da proteção às situações de violência.