Consciência Negra é trabalhada em diversas ações da Assistência Social

Secretaria de Assistência Social

04 de dezembro de 2017

A  Prefeitura de Mogi das Cruzes por meio da Secretaria de Assistência Social  e das unidades do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Jundiapeba I e II, Jardim Layr, e Jardim Aeroporto  realizaram nesta semana VI Evento da Consciência Negra, na sede da Congregação das Irmãs Ursulinas, no Conjunto Santo Ângelo. O objetivo foi promover uma reflexão crítica sobre a situação da população negra e a mobilização da sociedade para romper com a desigualdade e o preconceito, além de possibilitar contato mais próximo com a cultura afro-brasileira.

Trata-se de uma Ação Comunitária que já faz parte do Planejamento Anual do CRAS Jundiapeba I, que vem acontecendo desde o ano de 2012. Nesta edição, assim como no ano passado, a ação teve como atores no planejamento e na execução os CRAS Jardim Layr, Aeroporto III, Jundiapeba I e Jundiapeba II, além dos Serviços de Convivência, portanto, envolvendo quatro territórios, num único evento.

O tema faz parte do cotidiano dos equipamentos e tem como objetivos fortalecer, ampliar, valorizar a cultura africana, reconhecendo, significando e resignificando as identidades. A ação comunitária é um trabalho social que tem como  perspectiva  refletir às questões de raça e etnia, bem como uma forma de fortalecer o empoderamento, a construção de identidades positivas, a valorização da diversidade, a participação social e a defesa coletiva da dignidade e dos direitos deste segmento.

O evento  contou com  apresentação de poesia, música e dança das famílias que participam dos serviços ofertados pelos CRAS e uma apresentação de Contação de histórias performáticas do Coletivo "Agô Performances Negras". “Estas ações são de extrema importância, pois contribuem com a ampliação do diálogo e enfrentamento ao racismo, as  consequências desta prática desumanizante se revela corriqueira e não assumida pelas instituições”, avalia a secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva.

Oficina

Para completar a programação do mês da Consciência Negra, foi realizada uma Oficina de Bonecas Abayomi, pelo CRAS Centro, em parceria com o CRAS Jundiabepa I, na Associação de Moradores do Bairro Novo Horizonte. Originalmente, as bonecas africanas foram criadas para acalentar as crianças durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros - navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil. As mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, que significa 'encontro precioso'.