Equipe do PETI prepara programação especial para o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil

Secretaria de Assistência Social

08 de junho de 2017

O PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, preparou uma programação especial para marcar o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, comemorado em 12 de junho. A Campanha de Mobilização Social será realizada nos dias 10 e 11 com intervenções em espaços públicos. Nos dias 12 e 13, a equipe técnica participa de eventos oficiais sobre o tema em São Paulo.

No sábado (10), das 9 às 13h30, o PETI estará no Largo do Rosário, no Centro, com a apresentação teatral “Criança não Trabalha!”, encenada por artistas especializados que prometem levar à população uma reflexão sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de forma lúdica e educativa. O espetáculo conta a história do menino Mateus que, aos sete anos, é colocado para trabalhar na rua por um “amigo” da família. Durante sua jornada, ele conhece outras crianças que trabalham como engraxates, guardadores de carros, vendedores de balas, malabaristas e até atores mirins de comerciais. Juntos, eles decidem resgatar a infância com todas suas brincadeiras.

Outras atividades artísticas para o evento serão “Vitrine de trabalhadores mirins”, onde serão expostos trabalhadores mirins interpretados por atores e atrizes que se oferecem para trabalhar na casa dos transeuntes, e “Diga não ao trabalho infantil”, ação de sensibilização que promete marcar a data em nossa cidade. No domingo, também das 9 às 13h30, as mesmas atividades serão levadas para o Mercado do Produtor, no bairro do Mogilar.

Nas duas intervenções, o público presente receberá material informativo sobre a campanha, ressaltando o prejuízo para a educação e o desenvolvimento das crianças e adolescentes. “Nossa proposta é sensibilizar a população de uma forma mais marcante, por isso optamos pelas intervenções artísticas e pelos locais de maior circulação de pessoas em nossa cidade no final de semana”, explica a pedagoga Lenina Ayub de Medeiros, técnica de Referência do PETI.

Na segunda-feira (12/06), a equipe do PETI de Mogi das Cruzes participará do Seminário em Comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil na Assembleia Legislativa. Na terça-feira (13/06), a programação se completa com a participação dos técnicos do município no I Encontro do Fórum Paulista de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, no Ministério Público do Trabalho, em São Paulo.

A agenda de ações é planejada nas reuniões do Grupo de Trabalho Intersetorial do PETI, que acontecem mensalmente com representantes das Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Esportes, Cultura, Agricultura, Segurança, Assistência Social, Desenvolvimento Econômico, Conselhos Tutelares, Diretoria Regional de Ensino, Associação Comercial de Mogi das Cruzes, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, entre outros representantes.

Referência

No início deste ano, Mogi das Cruzes foi indicada pelo Governo do Estado como referência pela qualidade das ações realizadas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil para outros municípios interessados em implantar ou aperfeiçoar suas ações. “A indicação de Mogi das Cruzes é resultado do esforço da nossa equipe, que trabalha com seriedade na defesa dos direitos das crianças e adolescentes”, avalia a secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva.