Equipe técnica de Mogi das Cruzes participa da segunda oficina de Vigilância Socioassistencial

Secretaria de Assistência Social

23 de outubro de 2017
Oficina de Vigilância Socioassistencial foi realizada no dia 20 de outubro, na Escola de Governo e Gestão, e teve a participação da equipe da Secretaria de Assistência Social (Divulgação/ Semas . . .

A equipe da Vigilância Socioassistencial de Mogi das Cruzes, ligada à Secretaria Municipal de Assistência Social, participou, no último dia 20, da Oficina de Vigilância Socioassistencial, que foi realizada na Escola de Governo e Gestão de Mogi das Cruzes. A atividade, que envolveu o setor não só de Mogi das Cruzes, como de outros municípios do Alto Tietê, serviu para definir objetivos e o cronograma de trabalho do grupo, autointitulado Coletivo de Vigilância Socioassistencial do Alto Tietê

Esta foi a terceira atividade realizada neste ano com o tema – no dia 11 de agosto foi feito o 1º Encontro de Vigilância Socioassistencial, no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), com organização do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads). Já no dia dia 22 de setembro, foi realizada a primeira oficina de Vigilância, também na Escola de Governo e Gestão.

Vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, a Drads é a responsável por articular o grupo e fomentar os encontros. Nas atividades citadas, ela estava representada pelo coordenador da regional Grande São Paulo Leste, José Resende Filho.

Mogi das Cruzes é uma das referências na área de Vigilância Sociassistencial. Criado com exclusividade para a Prefeitura de Mogi das Cruzes em 2012 e instalado a partir de 2013, o IRSAS – Informatização da Rede de Serviços da Assistência Social é uma ferramenta que reúne informações de atendimentos realizados na área socioassistencial, integrando e otimizando a rede de atendimento socioassistencial.

O IRSAS possibilita, entre outros mecanismos, o acesso à informação em tempo real compartilhada pela rede, a unificação de todos os atendimentos da rede socioassistencial em uma única base de dados, contribuindo para minimizar a sobreposição de ações, a extração de dados para elaboração de relatórios mensais, o mapeamento e a sistematização de dados relacionados ao atendimento e perfil dos usuários, a produção de informações territorializadas e a gestão de vagas dos serviços de acolhimento institucional.

“O sistema de cadastro permite o acompanhamento de todos os atendimentos realizados pela rede socioassistencial governamental e não governamental. Ou seja, unidades do CRAS, CREAS, Centro POP e também pelas entidades sociais parceiras”, explica a secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva.