Mogi promove Fórum de Gestão Social com orientações sobre parcerias e captação de recursos para organizações sociais

Secretaria de Assistência Social

21 de fevereiro de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes promoveu, nesta manhã de quarta-feira (21/02), o "Fórum Gestão Social: Desafios para o Terceiro Setor na Gestão de Parcerias e Captação de Recursos". Realizado no auditório do prédio sede da Administração Municipal, o evento reuniu mais de 120 pessoas entre gestores de entidades sociais, técnicos da Secretaria Municipal de Assistência Social, membros do Conselho Municipal de Assistência Social (Comas) e autoridades do município e da Região do Alto Tietê.

A abertura do encontro contou com a participação do prefeito Marcus Melo, que destacou a importância da capacitação para fortalecimento e autonomia das entidades sociais. “Essa é uma importante reunião de trabalho e de aprendizado. Que esse aprendizado possa ser replicado nas instituições, afinal, a legislação brasileira muda constantemente e a prestação de contas e a captação de novos recursos são grandes desafios para as organizações sociais”, observou.

A secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva, agradeceu pelo grande envolvimento das entidades parcerias. “Nosso principal objetivo é proporcionar a melhoria contínua dos serviços prestados pelas organizações sociais e oferecer oportunidade de capacitação profissional na área da Assistência Social. Afinal, sem essas parcerias, o sucesso do nosso trabalho não seria possível”, pontuou. O encontro contou com representantes de organizações sociais das áreas de Assistência Social, Educação, Saúde, Cultura e Esportes.

O Fórum foi conduzido pela mediadora Heloize Campos e contou com duas palestras. A primeira foi “OSCs, Recursos Públicos e Aspectos Administrativos da Lei 13.019”, com a advogada Paula Storto, especialista em Direito voltado para organizações sociais e autora do “Guia MROSC na Prática - Orientações para Gestoras e Gestores Públicos e para Organizações da Sociedade Civil”, desenvolvido em parceria com a ABONG – Associação Brasileira de ONGs. A advogada participou das audiências públicas de discussão do projeto que deu origem à Lei 13.019/2014 na Câmara dos Deputados e no Senado.

A segunda palestra foi conduzida pelo presidente do Instituto Filantropia, Márcio Zeppelini, e tratou sobre o tema “Parcerias Intersetoriais, Gestão e Captação de Recurso”. Especializado em gestão organizacional de ONGs e captação de recursos para organizações do Terceiro Setor, o palestrante trabalhou o tema voltado à sustentabilidade de ações e relações voltadas para a captação de recursos no Terceiro Setor.

“É um evento de extrema importância. Essa lei estabelece regime jurídico das parcerias firmadas entre a administração pública e as organizações da sociedade civil e é fundamental para o nosso cotidiano. Precisamos discutir e refletir sobre as diversas possibilidades de atuação”, avalia a presidente do Comas, Sônia Sachetto. “É muito importante participar porque nosso dia a dia exige esse tipo de atualização”, completa a presidente da Apafi – Associação de Pais e Amigos de Portadores de Fissuras Lábio Palatais, Maria Eugênia Alckmin Fernandes Claudino. (Ana Paula Frias)