Mogi realiza Semana Nacional de Mobilização da Rede de Assistência Social contra o Aedes aegypti

Secretaria de Assistência Social

20 de março de 2017

O prefeito Marcus Melo participou da abertura da Semana Nacional de Mobilização da Rede de Assistência Social contra o Aedes aegypti em Mogi das Cruzes, realizada nesta manhã de segunda-feira (20/3), no auditório do prédio sede da Prefeitura. O evento marcou o início de uma série de atividades que serão desenvolvidas pelas unidades no combate ao mosquito.

Estiveram presentes representantes das unidades do CRAS, CREAS, Centro Pop, Vila Dignidade, CIC Jundiapeba, Centro Dia Idoso e entidades e instituições que integram a Rede Socioassistencial. “Mudanças de hábito e pequenas ações são necessárias por conta dos dados divulgados no início do mês, quando os resultados da última Avaliação de Densidade Larvária mostraram uma grande concentração de mosquitos em regiões específicas da cidade. Meu pedido é para que todos nós possamos trabalhar em parceria no combate ao mosquito Aedes aegypti”, disse.

A secretária municipal de Assistência Social, Neusa Marialva, explicou que a mobilização intensifica outras ações em andamento pela Administração Municipal. “Cada equipamento irá buscar a melhor estratégia de atuação, seja por meio de rodas de conversa, reuniões ou murais, mas para orientarmos essas ações optamos por uma reunião para informação e esclarecimento da equipe”, detalhou. Logo após a abertura, um ator caracterizado de Aedes aegypti levou informação por meio de mímica ao prédio da Prefeitura e da Apae, e à tarde o trabalho se concentrou no Distrito de Cezar de Souza. Outros locais serão assistidos ao longo da semana.

A Secretaria Municipal de Assistência Social contará também com o apoio dos agentes de controle de vetores do Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses para percorrer os equipamentos, realizando vistorias e orientando as equipes sobre os cuidados necessários. Ao todo, a Assistência Social conta com 15 unidades, incluindo o prédio sede, localizado na rua Francisco Franco, que já recebeu o Selo de Conformidade pelos cuidados e rotinas adotadas pelos brigadistas.

Capacitação

No evento desta segunda-feira, técnicos do Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses mostraram detalhes da mobilização contra o Aedes aegypti e os resultados da Análise de Densidade Larvária (ADL), que trabalhou efetivamente em 5 mil imóveis entre janeiro e início de fevereiro. O novo Índice Breteau de Mogi das Cruzes é 1,1 – o Ministério da Saúde considera tolerável índice 1. Em janeiro do ano passado, o índice foi de 1,8.  No entanto, as regiões de Cezar de Souza, Botujuru, Conjunto Jéfferson e Sabaúna ficaram com índice de 1,6 e exige cuidados redobrados da equipe técnica e da população. A coordenadora do Núcleo, Débora Murakami, esclareceu dúvidas dos presentes. “As pessoas precisam saber que o Aedes aegypti pode se reproduzir em qualquer espaço com água parada e estes objetos e condições estão dentro das casas”, informou.