Prefeito entrega nova unidade do Cras na Vila Brasileira

Secretaria de Assistência Social

18 de setembro de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

O prefeito Marcus Melo entregou, nesta manhã de terça-feira (18/09), a nova unidade do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da Vila Brasileira, que fica na avenida Japão, 2.909. O equipamento foi implantado com base em estudos de território realizados pela Vigilância Socioassistencial e número de beneficiários do Cadastro Único (CadUnico).

O Centro de Referência da Assistência Social é uma unidade pública da política da Assistência Social que atua com famílias e indivíduos em seu contexto familiar e comunitário, visando orientar e fortalecer o convívio sócio-familiar e comunitário. “A descentralização do atendimento é importante para que o cidadão possa obter informações e orientações sobre serviços públicos e direitos sociais próximos de sua casa. É também um meio de oferecer novas oportunidades à população de maior vulnerabilidade”, afirmou o prefeito.

A diretora de Proteção Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social, Celeste Xavier, explicou que a nova unidade substitui o Cras do Jardim Aeroporto III. “Há quatro anos, foi inaugurada uma nova unidade no Jardim Layr e a partir daí, estudos apontaram a necessidade de atendimento na região da Vila Brasileira. Foi então que buscamos apoio da comunidade para encontrar esse lugar, que tem ótimos espaços e oferece facilidade de acesso para famílias de diversos bairros”, explicou.

Os bairros referenciados para o Cras Vila Brasileira são: Alto Ipiranga, Chácara Jafet, Álvaro Bovolenta, Conjunto do Bosque, Jardim Cecília, Jardim Esperança, Jardim Ivete, Jardim Modelo, Jardim Santa Tereza, Jardim Pavão, Vila Apolo, Jardim Universo, Loteamento Alvorada, Loteamento Residencial Mirage, Parque Olímpico, Vila Brasileira, Vila Cecília, Vila Cléo, Vila Ipiranga, Vila Jóia, Vila Lavínia, Vila Melchezedec, Vila São Sebastião, Vila Municipal, Vila Nova Cintra, Vila Paulista, Vila Pomar e Vila Sagrado Coração de Maria. No total, são 6.932 famílias inseridas no Cadastro Único da Assistência Social no território de abrangência do novo equipamento.

O Cras promove atividades socioeducativas, acompanhamento familiar, oficinas de convivência, atividades lúdicas e culturais, campanhas educativas e preventivas, concessão de benefícios eventuais previstos em lei, entre outros serviços. Atualmente, Mogi das Cruzes conta com 7 unidades do CRAS: Jundiapeba I; Jundiapeba II; Vila Nova União; Centro; Cezar de Souza; Jardim Layr e Vila Brasileira. Cada unidade atende sua região de referência e conta com equipe multiprofissional formada por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, administrativos e ajudantes gerais.