Prefeito Marcus Melo participa da 11ª Conferência Municipal de Assistência no Cemforpe

21 de julho de 2017

Representantes e usuários dos serviços de Assistência Social e conselhos municipais da cidade participaram nesta sexta-feira (21/07) da 11ª Conferência Municipal da Assistência Social “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social)”, no Auditório do Cemforpe. O prefeito Marcus Melo participou do evento, organizado pela Secretaria Municipal de Assistência e o Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS). No evento foram avaliadas e propostas ações para o SUAS em Mogi das Cruzes.

“A conferência demonstra a grande integração da cidade e traz o que foi discutido nas sete pré-conferências, em que todos puderam propor, indicar e mostrar quais caminhos que a cidade precisa desenvolver na área de Assistência Social. Vamos ter uma cidade melhor através das contribuições que teremos aqui . A melhoria da qualidade de vida dos mogianos é  um trabalho contínuo de todos nós”, disse o prefeito Marcus Melo. A Secretaria de Assistência Social tem um orçamento de R$ 30 milhões. São oferecidos 69 serviços assistenciais e no Cadastro Único estão inseridas 42.858 famílias.

“Nosso desafio durante a conferência foi pensarmos juntos nas prioridades para a Política de Assistência Social, bem como contribuir para o aperfeiçoamento das políticas sociais”, disse a Secretária Municipal de Assistência Social, Neusa Marialva. O vice-prefeito Juliano Abe e o diretor da Regional Grande São Paulo Leste da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads), José Rezende Filho, também participaram do evento.

Para Alexandre Marques Reina, que representa os usuários e usuárias dos serviços de Assistência Social no COMAS, as pessoas devem participar mais da construção de políticas públicas. “A população deve participar mais do Conselho, não só em dias de conferência como hoje. A Secretaria de Assistência Social e o COMAs estão abertos a ouvir a todos”, disse. Na abertura do evento, a usuária do CRAS Jundiapeba, Maria Lúcia da Silva leu a poesia “Participe conosco”.

Representantes do COMAS e do CREAS Centro fizeram a leitura do Regimento Interno da Conferência, que foi submetido à aprovação dos participantes. Em seguida, foram divididos os grupos entre o Auditório e a Escola de Governo e Gestão para a discussão dos quatro eixos:

Eixo 1 – A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais.

Eixo 2 – Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS

Eixo 3 – Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais.

Eixo 4 - A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos dos direitos socioassistenciais.

Participaram do evento a secretária adjunta de Saúde, Rosangela Cunha, o secretário de Gestão, Marcos Regueiro, o presidente da Comissão de Assistência Social da Câmara Municipal, vereador Edson Santos, o vereador Iduigues Martins, a dirigente regional de ensino Rosania Morroni e a coordenadora da Escola de Governo e Gestão, Marinês Piva. (Kelli Correa Brito)